Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Roque Magno de | - |
dc.contributor.author | Silva, Wictor Ferreira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Wictor Ferreira da. A influência do gerenciamento de processos na rotina do colaborador. 2024. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é identificar se o uso do gerenciamento de processos melhora a
rotina de trabalho dos colaboradores e avaliar sua importância para o bem-estar e desempenho
dos mesmos. A pesquisa foi feita buscando preencher uma lacuna identificada na literatura
sobre o tema, que pouco se fala sobre a percepção dos colaboradores sobre as diferenças
quando há um método de gerenciamento de processos na prática na rotina de trabalho.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória de natureza básica utilizando como base
entrevistas realizadas com pessoas que utilizam e que não utilizam o gerenciamento de
processos em suas rotinas diárias. As entrevistas examinaram a percepção dos colaboradores
sobre a eficiência, produtividade, redução de erros, retrabalho e desafios enfrentados na
ausência de um gerenciamento estruturado. Os participantes foram pessoas que atuavam em
cargos de assistentes, analistas e gestores das empresas, das quais pertenciam às áreas de
varejo alimentar, consultoria e clínicas de saúde, buscando uma percepção ampla da realidade
de trabalho dos entrevistados. As aplicações práticas indicaram que os entrevistados que
utilizam o gerenciamento de processos relataram melhorias significativas na organização,
eficiência e clareza das atividades, dentre outros resultados qualitativos, os quais são
analisados e discutidos. Conclui-se que o gerenciamento de processo é uma ferramenta
essencial para o contexto organizacional que busca melhorar a eficiência e a qualidade no
ambiente de trabalho. A ausência de processos bem definidos pode resultar em dificuldades
significativas para a organização. Em contrapartida, a implementação do gerenciamento de
processos melhora consideravelmente as atividades diárias do colaborador e,
consequentemente, o desempenho organizacional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gerenciamento de processos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelagem de processos | pt_BR |
dc.title | A influência do gerenciamento de processos na rotina do colaborador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-13T21:43:10Z | - |
dc.date.available | 2025-01-13T21:43:10Z | - |
dc.date.submitted | 2024-08-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41092 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this study is to identify whether the use of process management improves the
work routine of employees and to evaluate its importance for their well-being and
performance. The research was conducted to fill a gap identified in the literature on the topic,
which rarely addresses employees' perceptions of the differences when a process management
method is implemented in the daily work routine. This is an exploratory qualitative study of a
basic nature, based on interviews conducted with people who do and do not use process
management in their daily routines. The interviews examined employees' perceptions of
efficiency, productivity, error reduction, rework, and challenges faced in the absence of
structured management. The participants were individuals in positions such as assistants,
analysts, and managers within companies from the food retail, consulting, and healthcare
sectors, aiming for a broad understanding of the interviewees' work reality. The practical
applications indicated that those who use process management reported significant
improvements in organization, efficiency, and clarity of activities, among other qualitative
results, which are analyzed and discussed. It is concluded that process management is an
essential tool for organizations seeking to improve efficiency and quality in the workplace.
The absence of well-defined processes can lead to significant difficulties for the organization.
On the other hand, the implementation of process management considerably enhances
employees' daily activities and, consequently, organizational performance. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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