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Título: O transporte ferroviário brasileiro: análise logística do novo Marco Regulatório (Lei 14.273)
Autor(es): Oliveira, Paula Andrade Lara de
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Transporte ferroviário
Brasil. Lei n. 14.273, de 23 de dezembro de 2021
Logística de transporte
Data de apresentação: 25-Mar-2024
Data de publicação: 13-Jan-2025
Referência: OLIVEIRA, Paula Andrade Lara de. O transporte ferroviário brasileiro: análise logística do novo Marco Regulatório (Lei 14.273). 2024. 114 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Apesar do crescimento gradual da participação do sistema ferroviário brasileiro em sua matriz de transporte de cargas, seu desempenho ainda está abaixo dos padrões observados em países com extensão territorial semelhante. Em busca de atrair investimentos e impulsionar seu desenvolvimento, foi aprovado em 2021, no Brasil, o novo marco regulatório ferroviário (Lei 14.273/2021), inspirado principalmente no modelo americano de exploração, abordagem esta, que foi justificada com o argumento de que o Brasil enfrentaria um cenário semelhante ao dos Estados Unidos na década de 1980. Dado o caráter recente dessa legislação, há escassez de estudos disponíveis sobre o tema, com a maioria das publicações originadas dos campos da engenharia e do direito, como identificado pela revisão sistemática de literatura, presente nesse estudo. Por isso este trabalho objetivou analisar se esse novo marco regulatório ferroviário trouxe benefícios logísticos para o país. Para tal, foi feita uma pesquisa documental, que analisou o contexto histórico do desenvolvimento do modal no Brasil, comparando-o com outras nações e mapeando suas implicações logísticas. Os resultados da análise dos dados coletados indicam que o novo marco regulatório ferroviário não aborda de forma adequada os gargalos logísticos existentes, deixando questões não resolvidas. Além disso, a introdução da figura da entidade regulatória pode potencialmente gerar complicações adicionais no futuro. Ao explorar a história do modal ferroviário, evidenciando as causas dos problemas logísticos e a importância de aprender com falhas anteriores, este trabalho contribui para a identificação de padrões de falhas recorrentes, fundamentais para entender e combater o subdesenvolvimento do setor, e enfatizando o papel do Estado, possibilitando a formulação de novas estratégias para superar esses desafios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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