Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Vanessa Cabral | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Paula Andrade Lara de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Paula Andrade Lara de. O transporte ferroviário brasileiro: análise logística do novo Marco Regulatório (Lei 14.273). 2024. 114 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar do crescimento gradual da participação do sistema ferroviário brasileiro em
sua matriz de transporte de cargas, seu desempenho ainda está abaixo dos padrões
observados em países com extensão territorial semelhante. Em busca de atrair
investimentos e impulsionar seu desenvolvimento, foi aprovado em 2021, no Brasil, o
novo marco regulatório ferroviário (Lei 14.273/2021), inspirado principalmente no
modelo americano de exploração, abordagem esta, que foi justificada com o
argumento de que o Brasil enfrentaria um cenário semelhante ao dos Estados Unidos
na década de 1980. Dado o caráter recente dessa legislação, há escassez de estudos
disponíveis sobre o tema, com a maioria das publicações originadas dos campos da
engenharia e do direito, como identificado pela revisão sistemática de literatura,
presente nesse estudo. Por isso este trabalho objetivou analisar se esse novo marco
regulatório ferroviário trouxe benefícios logísticos para o país. Para tal, foi feita uma
pesquisa documental, que analisou o contexto histórico do desenvolvimento do modal
no Brasil, comparando-o com outras nações e mapeando suas implicações logísticas.
Os resultados da análise dos dados coletados indicam que o novo marco regulatório
ferroviário não aborda de forma adequada os gargalos logísticos existentes, deixando
questões não resolvidas. Além disso, a introdução da figura da entidade regulatória
pode potencialmente gerar complicações adicionais no futuro. Ao explorar a história
do modal ferroviário, evidenciando as causas dos problemas logísticos e a importância
de aprender com falhas anteriores, este trabalho contribui para a identificação de
padrões de falhas recorrentes, fundamentais para entender e combater o
subdesenvolvimento do setor, e enfatizando o papel do Estado, possibilitando a
formulação de novas estratégias para superar esses desafios. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte ferroviário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil. Lei n. 14.273, de 23 de dezembro de 2021 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Logística de transporte | pt_BR |
dc.title | O transporte ferroviário brasileiro: análise logística do novo Marco Regulatório (Lei 14.273) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-13T21:38:25Z | - |
dc.date.available | 2025-01-13T21:38:25Z | - |
dc.date.submitted | 2024-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41086 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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