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Título: As práticas corporais alternativas no ensino médio : impactos no desenvolvimento e aprendizagem de jovens adolescentes
Autor(es): Cruz, Paola Vaz da
Orientador(es): João, Renato Bastos
Assunto: Educação física escolar
Prática de ensino - educação física
Práticas corporais
Data de apresentação: 18-Set-2024
Data de publicação: 23-Dez-2024
Referência: CRUZ, Paola Vaz da. As práticas corporais alternativas no ensino médio: impactos no desenvolvimento e aprendizagem de jovens adolescentes. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo teve como objetivo elaborar uma revisão da literatura acerca das Práticas corporais alternativas (PCAs) como conteúdo da educação física escolar e seus impactos no desenvolvimento e aprendizagem humana de jovens estudantes do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de revisão narrativa da literatura, baseada em pesquisa bibliográfica acerca das PCAs no Ensino Médio. Foram analisados artigos científicos, monografias, site/revistas, dissertações, tese, capítulos de livros e livros encontrados em bases de dados eletrônicas, incluindo o portal de periódicos da CAPES, Scielo, google, e google acadêmico. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível demonstrar que com a atual Base Nacional Comum Curricular, as PCAs são inseridas nas propostas curriculares da educação física do Ensino Médio, na unidade temática ginástica, e devem ser abordadas de maneira educativa e pedagógica, afim de contribuir nos processos de aprendizagem. As PCAs divergem de abordagens convencionais da educação física que tradicionalmente se concentram exclusivamente na forma e no volume do corpo, pois rejeita a mera manutenção da aparência física e a preocupação estética, e têm impactos relevantes no desenvolvimento e aprendizagem dos jovens adolescentes, justamente nessa fase que abrange grandes mudanças e avanços nas dimensões física, afetiva, cognitiva e psicossocial. Por fim, a pesquisa constatou que as diversidades de PCAs têm impactos relevantes nos processos do desenvolvimento e aprendizagem dos jovens adolescentes, justamente nas capacidades físicas (flexibilidade, força, equilíbrio e resistência), nos aspectos emocionais-afetivos (diminuição do estresse, ansiedade etc), cognitivos (consciência de sie autoconhecimento) e psicossocial (construção de relações interpessoais significativas).
Abstract: This study aimed to conduct a literature review on Alternative Body Practices (ABPs) as content of school physical education and their impacts on the human development and learning of young high school students. This is a narrative literature review, based on bibliographic research on ABPs in high school. Scientific articles, monographs, websites/magazines, dissertations, theses, book chapters and books found in electronic databases, including the CAPES journal portal, Scielo, Google, and Google Scholar, were analyzed. According to the bibliographic study developed, it is possible to demonstrate that with the current National Common Curricular Base, ABPs are inserted in the curricular proposals of high school physical education, in the thematic unit gymnastics, and should be approached in an educational and pedagogical manner, in order to contribute to the learning processes. PCAs differ from conventional approaches to physical education that traditionally focus exclusively on body shape and volume, as they reject the mere maintenance of physical appearance and aesthetic concerns, and have significant impacts on the development and learning of young adolescents, precisely at this stage that encompasses major changes and advances in the physical, affective, cognitive and psychosocial dimensions. Finally, the research found that the diversity of PCAs has significant impacts on the development and learning processes of young adolescents, precisely on physical capacities (flexibility, strength, balance and resistance), emotional-affective aspects (reduction of stress, anxiety, etc.), cognitive (awareness of self-knowledge) and psychosocial (construction of meaningful interpersonal relationships).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.
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