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Título: Rio de saberes : educação física e escolas indígenas
Autor(es): Queiroz, Luciana Miranda Gomes de
Orientador(es): Leite, Jaciara de Oliveira
Assunto: Educação física escolar
Educação indígena
Professores de educação física - formação
Data de apresentação: 16-Set-2024
Data de publicação: 23-Dez-2024
Referência: QUEIROZ, Luciana Miranda Gomes de. Rio de saberes: educação física e escolas indígenas. 2024. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Estabeleceu-se como objetivo compreender a Educação Indígena e analisar o ensino do componente curricular Educação Física em escolas indígenas. Visando inclusive compreender a educação indígena, seus princípios e formação de professores a partir de seus marcos normativos e da literatura; identificar a produção acadêmica do campo da Educação Física acerca da educação escolar indígena; identificar se há o ensino do componente curricular Educação Física nas escolas indígenas onde atuam os professores participantes da pesquisa, bem como identificar os objetivos, avaliação, estratégias metodológicas, conteúdos, espaços e materiais; analisar se há e como se dá a interlocução entre práticas corporais tradicionais indígenas e ocidentais a partir dos apontamentos dos professores participantes da pesquisa. A investigação é de natureza qualitativa e está vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Os instrumentos de pesquisa foram: análise documental, levantamento da produção acadêmica e entrevistas. Notou-se uma escassez de trabalhos sobre a temática, o que indica a necessidade de mais pesquisas a respeito. Concluiu-se que o componente curricular Educação Física se faz presente nas Escolas Indígenas, ambos os professores abordam os saberes de matriz indígena e não indígena nas aulas de Educação Física. Por fim, ressalta-se a importância da formação inicial e continuada em Educação Física, conectadas aos princípios da Educação Escolar Indígena, bem como condições de trabalho adequados, visando socializar os conhecimentos e fortalecer os territórios e as lutas dos povos indígenas.
Abstract: The work's objective was to understand Indigenous Education and analyze the teaching of the Physical Education curricular component in indigenous schools. Including understanding indigenous education, its principles and teacher training based on its normative frameworks and literature; identify academic production in the field of Physical Education regarding indigenous school education; identify whether the Physical Education curricular component is taught in indigenous schools where the teachers participating in the research work, as well as identify the objectives, evaluation, methodological strategies, content, spaces and materials; analyze whether and how there is dialogue between traditional indigenous and western body practices based on the notes of teachers participating in the research. The investigation is qualitative in nature and is linked to the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program. The research instruments were: documentary analysis, survey of academic production and interviews. There are few academic works on the subject, which indicates the need for more research on the subject. It was concluded that the Physical Education curricular component is present in Indigenous Schools, both teachers address indigenous and non-indigenous knowledge in Physical Education classes. Finally, the initial and continued training in Physical Education it’s important, connected to the principles of Indigenous School Education, as well as adequate working conditions, aiming to socialize knowledge and strengthen the territories and struggles of indigenous peoples.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.
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