Título: | Rio de saberes : educação física e escolas indígenas |
Autor(es): | Queiroz, Luciana Miranda Gomes de |
Orientador(es): | Leite, Jaciara de Oliveira |
Assunto: | Educação física escolar Educação indígena Professores de educação física - formação |
Data de apresentação: | 16-Set-2024 |
Data de publicação: | 23-Dez-2024 |
Referência: | QUEIROZ, Luciana Miranda Gomes de. Rio de saberes: educação física e escolas indígenas. 2024. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Estabeleceu-se como objetivo compreender a Educação Indígena e analisar o
ensino do componente curricular Educação Física em escolas indígenas. Visando
inclusive compreender a educação indígena, seus princípios e formação de
professores a partir de seus marcos normativos e da literatura; identificar a produção
acadêmica do campo da Educação Física acerca da educação escolar indígena;
identificar se há o ensino do componente curricular Educação Física nas escolas
indígenas onde atuam os professores participantes da pesquisa, bem como
identificar os objetivos, avaliação, estratégias metodológicas, conteúdos, espaços e
materiais; analisar se há e como se dá a interlocução entre práticas corporais
tradicionais indígenas e ocidentais a partir dos apontamentos dos professores
participantes da pesquisa. A investigação é de natureza qualitativa e está vinculada
ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Os instrumentos de
pesquisa foram: análise documental, levantamento da produção acadêmica e
entrevistas. Notou-se uma escassez de trabalhos sobre a temática, o que indica a
necessidade de mais pesquisas a respeito. Concluiu-se que o componente curricular
Educação Física se faz presente nas Escolas Indígenas, ambos os professores
abordam os saberes de matriz indígena e não indígena nas aulas de Educação
Física. Por fim, ressalta-se a importância da formação inicial e continuada em
Educação Física, conectadas aos princípios da Educação Escolar Indígena, bem
como condições de trabalho adequados, visando socializar os conhecimentos e
fortalecer os territórios e as lutas dos povos indígenas. |
Abstract: | The work's objective was to understand Indigenous Education and analyze the
teaching of the Physical Education curricular component in indigenous schools.
Including understanding indigenous education, its principles and teacher training
based on its normative frameworks and literature; identify academic production in the
field of Physical Education regarding indigenous school education; identify whether
the Physical Education curricular component is taught in indigenous schools where
the teachers participating in the research work, as well as identify the objectives,
evaluation, methodological strategies, content, spaces and materials; analyze
whether and how there is dialogue between traditional indigenous and western body
practices based on the notes of teachers participating in the research. The
investigation is qualitative in nature and is linked to the Institutional Scientific
Initiation Scholarship Program. The research instruments were: documentary
analysis, survey of academic production and interviews. There are few academic
works on the subject, which indicates the need for more research on the subject. It
was concluded that the Physical Education curricular component is present in
Indigenous Schools, both teachers address indigenous and non-indigenous
knowledge in Physical Education classes. Finally, the initial and continued training in
Physical Education it’s important, connected to the principles of Indigenous School
Education, as well as adequate working conditions, aiming to socialize knowledge
and strengthen the territories and struggles of indigenous peoples. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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