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dc.contributor.advisorLeite, Jaciara de Oliveira-
dc.contributor.authorQueiroz, Luciana Miranda Gomes de-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Luciana Miranda Gomes de. Rio de saberes: educação física e escolas indígenas. 2024. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEstabeleceu-se como objetivo compreender a Educação Indígena e analisar o ensino do componente curricular Educação Física em escolas indígenas. Visando inclusive compreender a educação indígena, seus princípios e formação de professores a partir de seus marcos normativos e da literatura; identificar a produção acadêmica do campo da Educação Física acerca da educação escolar indígena; identificar se há o ensino do componente curricular Educação Física nas escolas indígenas onde atuam os professores participantes da pesquisa, bem como identificar os objetivos, avaliação, estratégias metodológicas, conteúdos, espaços e materiais; analisar se há e como se dá a interlocução entre práticas corporais tradicionais indígenas e ocidentais a partir dos apontamentos dos professores participantes da pesquisa. A investigação é de natureza qualitativa e está vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Os instrumentos de pesquisa foram: análise documental, levantamento da produção acadêmica e entrevistas. Notou-se uma escassez de trabalhos sobre a temática, o que indica a necessidade de mais pesquisas a respeito. Concluiu-se que o componente curricular Educação Física se faz presente nas Escolas Indígenas, ambos os professores abordam os saberes de matriz indígena e não indígena nas aulas de Educação Física. Por fim, ressalta-se a importância da formação inicial e continuada em Educação Física, conectadas aos princípios da Educação Escolar Indígena, bem como condições de trabalho adequados, visando socializar os conhecimentos e fortalecer os territórios e as lutas dos povos indígenas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação indígenapt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação física - formaçãopt_BR
dc.titleRio de saberes : educação física e escolas indígenaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-23T15:05:51Z-
dc.date.available2024-12-23T15:05:51Z-
dc.date.submitted2024-09-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41065-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The work's objective was to understand Indigenous Education and analyze the teaching of the Physical Education curricular component in indigenous schools. Including understanding indigenous education, its principles and teacher training based on its normative frameworks and literature; identify academic production in the field of Physical Education regarding indigenous school education; identify whether the Physical Education curricular component is taught in indigenous schools where the teachers participating in the research work, as well as identify the objectives, evaluation, methodological strategies, content, spaces and materials; analyze whether and how there is dialogue between traditional indigenous and western body practices based on the notes of teachers participating in the research. The investigation is qualitative in nature and is linked to the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program. The research instruments were: documentary analysis, survey of academic production and interviews. There are few academic works on the subject, which indicates the need for more research on the subject. It was concluded that the Physical Education curricular component is present in Indigenous Schools, both teachers address indigenous and non-indigenous knowledge in Physical Education classes. Finally, the initial and continued training in Physical Education it’s important, connected to the principles of Indigenous School Education, as well as adequate working conditions, aiming to socialize knowledge and strengthen the territories and struggles of indigenous peoples.pt_BR
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