Título: | A dupla carreira de estudantes atletas de um centro esportivo de formação de tenistas de campo do Distrito Federal |
Autor(es): | Siqueira, Lucas Anselmo de |
Orientador(es): | Costa, Felipe Rodrigues da |
Assunto: | Esportes - aspectos sociológicos Jovens - esportes Tênis (Esporte) |
Data de apresentação: | 20-Set-2024 |
Data de publicação: | 23-Dez-2024 |
Referência: | SIQUEIRA, Lucas Anselmo de. A dupla carreira de estudantes atletas de um centro esportivo de formação de tenistas de campo do Distrito Federal. 2024. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente estudo busca apresentar e analisar o perfil sociodemográfico, econômico
e esportivo de jovens tenistas que frequentam um centro de formação no Distrito
Federal. Com uma amostra de 16 participantes, a análise exploratória utilizou um
questionário estruturado para captar as múltiplas dimensões da formação desses
atletas. Foram analisados dados como: escolaridade; suporte institucional; ajuda
financeira; rotina esportiva; e renda econômica. Os resultados mostram a ausência de
atraso escolar apesar da rotina de treinamento. As respostas indicam que o apoio da
instituição acadêmica pode ser mais amplo. A maior parte do suporte financeiro é
oriundo da família. E a maioria dos jovens tenistas pertencem a classe mais alta. O
estudo sugere a realização de novas pesquisas afim de que se aprofunde o debate
sobre equilíbrio eficaz entre esporte e educação, reforçando a importância de políticas
que garantam a continuidade e a conclusão acadêmica dos atletas em formação. |
Abstract: | This study aims to present and analyze the sociodemographic, economic, and athletic
profiles of young tennis players attending a training center in the Distrito Federal. The
exploratory analysis, based on a sample of 16 participants, employed a structured
questionnaire to capture the various dimensions of these athletes' development. Data
analyzed include education level, institutional support, financial assistance, sports
routine, and economic income. The results show no educational delays despite the
athletes' rigorous training schedules. However, responses suggest that academic
institutional support could be broader. Most financial support comes from family, and
the majority of young tennis players belong to higher socioeconomic classes. The
study suggests further research to deepen the discussion on effectively balancing
sports and education, underscoring the need for policies that ensure the continuity and
completion of the academic education of developing athletes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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