Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41064
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LucasAnselmoDeSiqueira_tcc.pdf346,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dupla carreira de estudantes atletas de um centro esportivo de formação de tenistas de campo do Distrito Federal
Autor(es): Siqueira, Lucas Anselmo de
Orientador(es): Costa, Felipe Rodrigues da
Assunto: Esportes - aspectos sociológicos
Jovens - esportes
Tênis (Esporte)
Data de apresentação: 20-Set-2024
Data de publicação: 23-Dez-2024
Referência: SIQUEIRA, Lucas Anselmo de. A dupla carreira de estudantes atletas de um centro esportivo de formação de tenistas de campo do Distrito Federal. 2024. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente estudo busca apresentar e analisar o perfil sociodemográfico, econômico e esportivo de jovens tenistas que frequentam um centro de formação no Distrito Federal. Com uma amostra de 16 participantes, a análise exploratória utilizou um questionário estruturado para captar as múltiplas dimensões da formação desses atletas. Foram analisados dados como: escolaridade; suporte institucional; ajuda financeira; rotina esportiva; e renda econômica. Os resultados mostram a ausência de atraso escolar apesar da rotina de treinamento. As respostas indicam que o apoio da instituição acadêmica pode ser mais amplo. A maior parte do suporte financeiro é oriundo da família. E a maioria dos jovens tenistas pertencem a classe mais alta. O estudo sugere a realização de novas pesquisas afim de que se aprofunde o debate sobre equilíbrio eficaz entre esporte e educação, reforçando a importância de políticas que garantam a continuidade e a conclusão acadêmica dos atletas em formação.
Abstract: This study aims to present and analyze the sociodemographic, economic, and athletic profiles of young tennis players attending a training center in the Distrito Federal. The exploratory analysis, based on a sample of 16 participants, employed a structured questionnaire to capture the various dimensions of these athletes' development. Data analyzed include education level, institutional support, financial assistance, sports routine, and economic income. The results show no educational delays despite the athletes' rigorous training schedules. However, responses suggest that academic institutional support could be broader. Most financial support comes from family, and the majority of young tennis players belong to higher socioeconomic classes. The study suggests further research to deepen the discussion on effectively balancing sports and education, underscoring the need for policies that ensure the continuity and completion of the academic education of developing athletes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.