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Título: Acesso à ginástica na etapa da educação infantil em escolas públicas
Autor(es): Azevedo, Ketlyn Roberta Vanderley França
Orientador(es): Mesquita, Paula Ribeiro
Assunto: Educação física escolar
Exercícios físicos para crianças
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 23-Dez-2024
Referência: AZEVEDO, Ketlyn Roberta Vanderley França. Acesso à ginástica na etapa da educação infantil em escolas públicas. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo procurou revisar a literatura sobre a viabilidade do acesso à ginástica nas escolas públicas do Brasil, partindo da seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as barreiras e as potencialidades para a implementação da ginástica na educação infantil em escolas públicas? O principal objetivo foi identificar e analisar os fatores que influenciam o acesso a essa prática no ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, com a seleção de artigos científicos, documentos oficiais e estudos de caso que tratam da prática da ginástica e sua implementação nas instituições públicas. Foram consultadas cinco bases de dados, utilizando três palavras-chave: ginástica, educação física e escola. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 24 artigos foi selecionado. Os principais resultados revelam que, apesar do consenso sobre a importância da atividade física para o desenvolvimento infantil, existem obstáculos significativos, tais como a falta de recursos materiais e infraestrutura, políticas públicas insuficientes e a carência de formação adequada para os profissionais da área. Conclui-se, portanto que são necessários maiores investimentos na capacitação de docentes e na infraestrutura escolar, além da criação de políticas públicas mais voltadas para a inclusão da ginástica no currículo da educação infantil, de modo a garantir seu acesso nas escolas do Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.
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