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https://bdm.unb.br/handle/10483/41063
Título: | Acesso à ginástica na etapa da educação infantil em escolas públicas |
Autor(es): | Azevedo, Ketlyn Roberta Vanderley França |
Orientador(es): | Mesquita, Paula Ribeiro |
Assunto: | Educação física escolar Exercícios físicos para crianças |
Data de apresentação: | 19-Set-2024 |
Data de publicação: | 23-Dez-2024 |
Referência: | AZEVEDO, Ketlyn Roberta Vanderley França. Acesso à ginástica na etapa da educação infantil em escolas públicas. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este estudo procurou revisar a literatura sobre a viabilidade do acesso à ginástica nas escolas
públicas do Brasil, partindo da seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as barreiras e as
potencialidades para a implementação da ginástica na educação infantil em escolas públicas?
O principal objetivo foi identificar e analisar os fatores que influenciam o acesso a essa prática
no ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, com a seleção de artigos
científicos, documentos oficiais e estudos de caso que tratam da prática da ginástica e sua
implementação nas instituições públicas. Foram consultadas cinco bases de dados, utilizando
três palavras-chave: ginástica, educação física e escola. Após a aplicação dos critérios de
inclusão e exclusão, um total de 24 artigos foi selecionado. Os principais resultados revelam
que, apesar do consenso sobre a importância da atividade física para o desenvolvimento infantil,
existem obstáculos significativos, tais como a falta de recursos materiais e infraestrutura,
políticas públicas insuficientes e a carência de formação adequada para os profissionais da área.
Conclui-se, portanto que são necessários maiores investimentos na capacitação de docentes e
na infraestrutura escolar, além da criação de políticas públicas mais voltadas para a inclusão da
ginástica no currículo da educação infantil, de modo a garantir seu acesso nas escolas do Brasil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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