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dc.contributor.advisorMesquita, Paula Ribeiro-
dc.contributor.authorAzevedo, Ketlyn Roberta Vanderley França-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Ketlyn Roberta Vanderley França. Acesso à ginástica na etapa da educação infantil em escolas públicas. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo procurou revisar a literatura sobre a viabilidade do acesso à ginástica nas escolas públicas do Brasil, partindo da seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as barreiras e as potencialidades para a implementação da ginástica na educação infantil em escolas públicas? O principal objetivo foi identificar e analisar os fatores que influenciam o acesso a essa prática no ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, com a seleção de artigos científicos, documentos oficiais e estudos de caso que tratam da prática da ginástica e sua implementação nas instituições públicas. Foram consultadas cinco bases de dados, utilizando três palavras-chave: ginástica, educação física e escola. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 24 artigos foi selecionado. Os principais resultados revelam que, apesar do consenso sobre a importância da atividade física para o desenvolvimento infantil, existem obstáculos significativos, tais como a falta de recursos materiais e infraestrutura, políticas públicas insuficientes e a carência de formação adequada para os profissionais da área. Conclui-se, portanto que são necessários maiores investimentos na capacitação de docentes e na infraestrutura escolar, além da criação de políticas públicas mais voltadas para a inclusão da ginástica no currículo da educação infantil, de modo a garantir seu acesso nas escolas do Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordExercícios físicos para criançaspt_BR
dc.titleAcesso à ginástica na etapa da educação infantil em escolas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-23T14:24:18Z-
dc.date.available2024-12-23T14:24:18Z-
dc.date.submitted2024-09-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41063-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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