Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mesquita, Paula Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Ketlyn Roberta Vanderley França | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Ketlyn Roberta Vanderley França. Acesso à ginástica na etapa da educação infantil em escolas públicas. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo procurou revisar a literatura sobre a viabilidade do acesso à ginástica nas escolas
públicas do Brasil, partindo da seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as barreiras e as
potencialidades para a implementação da ginástica na educação infantil em escolas públicas?
O principal objetivo foi identificar e analisar os fatores que influenciam o acesso a essa prática
no ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, com a seleção de artigos
científicos, documentos oficiais e estudos de caso que tratam da prática da ginástica e sua
implementação nas instituições públicas. Foram consultadas cinco bases de dados, utilizando
três palavras-chave: ginástica, educação física e escola. Após a aplicação dos critérios de
inclusão e exclusão, um total de 24 artigos foi selecionado. Os principais resultados revelam
que, apesar do consenso sobre a importância da atividade física para o desenvolvimento infantil,
existem obstáculos significativos, tais como a falta de recursos materiais e infraestrutura,
políticas públicas insuficientes e a carência de formação adequada para os profissionais da área.
Conclui-se, portanto que são necessários maiores investimentos na capacitação de docentes e
na infraestrutura escolar, além da criação de políticas públicas mais voltadas para a inclusão da
ginástica no currículo da educação infantil, de modo a garantir seu acesso nas escolas do Brasil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exercícios físicos para crianças | pt_BR |
dc.title | Acesso à ginástica na etapa da educação infantil em escolas públicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-23T14:24:18Z | - |
dc.date.available | 2024-12-23T14:24:18Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41063 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|