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Título: Projeto OSTRA : pensando um serviço de inclusão social para pessoas com doenças crônicas na Universidade de Brasília
Autor(es): Friedl, Renata Tietböhl
Orientador(es): Garrossini, Daniela Favaro
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - inclusão
Inclusão social
Doenças crônicas
Data de apresentação: 17-Set-2024
Data de publicação: 20-Dez-2024
Referência: FRIEDL, Renata Tietböhl. Projeto OSTRA: pensando um serviço de inclusão social para pessoas com doenças crônicas na Universidade de Brasília. 2024. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar transversalmente os impactos socioeducacionais de doenças crônicas na vida das pessoas da Universidade de Brasília para propor uma forma de contorná-los. A pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu revisões teóricas, normativas e legislativas, análises conceituais, relatos e conhecimentos técnicos relacionados ao objetivo do projeto. Os estudos indicaram a existência de lacunas na prática dos direitos sociais das pessoas com doenças crônicas em diversas esferas sociais, incluindo na educação. Este trabalho conclui que a Universidade de Brasília possui a capacidade de contribuir para a minimização das lacunas na prática dos direitos sociais de pessoas com doenças crônicas, assegurando-os na educação. Além de espaço de oportunidade para a inclusão social, a educação pode ser utilizada como ferramenta de transformação da realidade com respeito à dignidade humana. Proponho neste trabalho um modelo de serviço de inclusão social compatível com a Universidade de Brasília, utilizando as demandas relatadas por pessoas com doenças crônicas, os conceitos estudados e informações técnicas para a realização do serviço.
Abstract: This Final Paper aims to transversely analyse the socioeducational impacts of chronic illnesses on individuals at the University of Brasília to propose a way to contour them. The research involved theoretical, normative and legislative reviews, conceptual analyses, reports and technical knowledges related to the project purposes. The studies indicated gaps in the practice of social rights of peoples with chronic illnesses across multiple social spheres, including education. This paper concludes that the University of Brasília could contribute to minimizing some gaps in the practice of social rights for chronically ill people, assuring them in education. Beyond the space of opportunity for social inclusion, education may be used as a toolfor reality transformation respecting human dignity. I propose in this paper a service model for social inclusion compatible with the University of Brasília, using the demands reported by people with chronic illnesses, studied concepts and tecnical information to execute the service.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2024.
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