| Título: | Lugar em perCurso : instrumento avaliativo dos espaços físicos dos Centros Acadêmicos | 
| Autor(es): | Corrêa Filho, Raimundo Marques | 
| Orientador(es): | Jardim, Symone Rodrigues | 
| Assunto: | Universidade de Brasília (UnB) Centros acadêmicos
 | 
| Data de apresentação: | 13-Set-2024 | 
| Data de publicação: | 20-Dez-2024 | 
| Referência: | CORRÊA FILHO , Raimundo Marques. Lugar em perCursoTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | 
| Resumo: | Os Centros Acadêmicos (CAs) nas universidades públicas desempenham um 
papel indispensável na vida estudantil, representando os interesses coletivos dos 
estudantes dentro da estrutura universitária. Além disso, os CAs oferecem espaços 
físicos que servem como locais de descanso e integração entre os estudantes. No 
entanto, na Universidade de Brasília (UnB), alguns desses espaços não conseguem 
atender às necessidades dos estudantes devido à falta de estrutura adequada e 
organização prévia na sua concepção. Diante desse desafio, o projeto tem como 
objetivo fornecer uma ferramenta que proporcione ao estudante universitário a 
compreensão e concepção dos espaços físicos dos CAs. Para atingir esse propósito, 
o projeto foi estruturado em três etapas principais de desenvolvimento metodológico. 
A primeira etapa envolveu uma pesquisa exploratória em alguns CAs localizados no 
Instituto Central de Ciências (ICC), com visitas in loco e registros fotográficos dos 
espaços, para a seleção das amostras a serem estudadas. Na segunda etapa, foi 
realizada uma investigação aprofundada dessas amostras, analisando os 
comportamentos dos estudantes, as condições dos ambientes e suas perspectivas 
por meio de questionários e visitas observacionais. A terceira etapa focou no 
desenvolvimento e consolidação do instrumento, que foi testado com a participação 
do corpo estudantil. Como resultado, o instrumento criado combina técnicas de 
concepção de espaços com a ludicidade dos jogos. Essa abordagem se mostrou 
eficaz em promover a compreensão e a idealização dos espaços físicos dos CAs de 
maneira descontraída e divertida, possibilitando maior autonomia aos estudantes na 
organização desses ambientes. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2024. | 
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | 
| Aparece na Coleção: | Design 
 | 
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.