Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/41036
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_RaimundoMarquesCorreaFilho_tcc.pdf | 22,74 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Lugar em perCurso : instrumento avaliativo dos espaços físicos dos Centros Acadêmicos |
Autor(es): | Corrêa Filho, Raimundo Marques |
Orientador(es): | Jardim, Symone Rodrigues |
Assunto: | Universidade de Brasília (UnB) Centros acadêmicos |
Data de apresentação: | 13-Set-2024 |
Data de publicação: | 20-Dez-2024 |
Referência: | CORRÊA FILHO , Raimundo Marques. Lugar em perCursoTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Os Centros Acadêmicos (CAs) nas universidades públicas desempenham um papel indispensável na vida estudantil, representando os interesses coletivos dos estudantes dentro da estrutura universitária. Além disso, os CAs oferecem espaços físicos que servem como locais de descanso e integração entre os estudantes. No entanto, na Universidade de Brasília (UnB), alguns desses espaços não conseguem atender às necessidades dos estudantes devido à falta de estrutura adequada e organização prévia na sua concepção. Diante desse desafio, o projeto tem como objetivo fornecer uma ferramenta que proporcione ao estudante universitário a compreensão e concepção dos espaços físicos dos CAs. Para atingir esse propósito, o projeto foi estruturado em três etapas principais de desenvolvimento metodológico. A primeira etapa envolveu uma pesquisa exploratória em alguns CAs localizados no Instituto Central de Ciências (ICC), com visitas in loco e registros fotográficos dos espaços, para a seleção das amostras a serem estudadas. Na segunda etapa, foi realizada uma investigação aprofundada dessas amostras, analisando os comportamentos dos estudantes, as condições dos ambientes e suas perspectivas por meio de questionários e visitas observacionais. A terceira etapa focou no desenvolvimento e consolidação do instrumento, que foi testado com a participação do corpo estudantil. Como resultado, o instrumento criado combina técnicas de concepção de espaços com a ludicidade dos jogos. Essa abordagem se mostrou eficaz em promover a compreensão e a idealização dos espaços físicos dos CAs de maneira descontraída e divertida, possibilitando maior autonomia aos estudantes na organização desses ambientes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Design |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.