Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Jardim, Symone Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Corrêa Filho, Raimundo Marques | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA FILHO , Raimundo Marques. Lugar em perCursoTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Centros Acadêmicos (CAs) nas universidades públicas desempenham um
papel indispensável na vida estudantil, representando os interesses coletivos dos
estudantes dentro da estrutura universitária. Além disso, os CAs oferecem espaços
físicos que servem como locais de descanso e integração entre os estudantes. No
entanto, na Universidade de Brasília (UnB), alguns desses espaços não conseguem
atender às necessidades dos estudantes devido à falta de estrutura adequada e
organização prévia na sua concepção. Diante desse desafio, o projeto tem como
objetivo fornecer uma ferramenta que proporcione ao estudante universitário a
compreensão e concepção dos espaços físicos dos CAs. Para atingir esse propósito,
o projeto foi estruturado em três etapas principais de desenvolvimento metodológico.
A primeira etapa envolveu uma pesquisa exploratória em alguns CAs localizados no
Instituto Central de Ciências (ICC), com visitas in loco e registros fotográficos dos
espaços, para a seleção das amostras a serem estudadas. Na segunda etapa, foi
realizada uma investigação aprofundada dessas amostras, analisando os
comportamentos dos estudantes, as condições dos ambientes e suas perspectivas
por meio de questionários e visitas observacionais. A terceira etapa focou no
desenvolvimento e consolidação do instrumento, que foi testado com a participação
do corpo estudantil. Como resultado, o instrumento criado combina técnicas de
concepção de espaços com a ludicidade dos jogos. Essa abordagem se mostrou
eficaz em promover a compreensão e a idealização dos espaços físicos dos CAs de
maneira descontraída e divertida, possibilitando maior autonomia aos estudantes na
organização desses ambientes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Centros acadêmicos | pt_BR |
dc.title | Lugar em perCurso : instrumento avaliativo dos espaços físicos dos Centros Acadêmicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-20T11:58:59Z | - |
dc.date.available | 2024-12-20T11:58:59Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41036 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Design
|