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Título: Projeto de desenvolvimento de worldbuilding e character design : TRAMA
Autor(es): Alves, Henrique Euzébio
Orientador(es): Chaves, Gabriel Lyra
Assunto: Jogos - desenvolvimento
Personagens - construção
Fanfiction
Data de apresentação: 13-Set-2024
Data de publicação: 20-Dez-2024
Referência: ALVES, Henrique Euzébio. Projeto de desenvolvimento de worldbuilding e character design: TRAMA. 2024. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Dentro do contexto e processo de criação de mundos fictícios e personagens, natureza prática, o problema desta pesquisa reside na análise da interação entre o processo de construção de mundos (worldbuilding) e a criação de personagens, considerando como eles se relacionam com o ambiente, cultura e eventos, bem como as limitações técnicas. Com o objetivo geral de desenvolver parâmetros que orientem a criação de quatro personagens, três humanos e uma criatura, além de elementos que identifiquem o mundo onde esses personagens se inserem, compilando tudo em único documento, denominado Pitch Bible, apresentando aqui elementos narrativos e interativos inspirados em dinâmicas de jogos de realidade alternativa, que se integra totalmente ao mundo criado. A metodologia utilizada segue o framework proposto por Silva (2018), que organiza o desenvolvimento de mundos ficcionais em diferent instâncias — especulação, organização, consolidação e materialização — permitindo um processo iterativo e não-linear para criação de personagens e definição do mun fictício. Como resultado, a pesquisa atinge seus objetivos com a criação d personagens e do mundo fictício através de algumas adaptações, resultando no pit bible. Além da documentação do processo criativo, que pode contribuir para futuros projetos de worldbuilding e Character Design.
Abstract: In the context of creating fictional worlds and characters, this practice-based resear focuses on analyzing the interaction between the process of worldbuilding and character creation, considering how they relate to the environment, culture, and events, as well as technical limitations. The main objective is to develop guidelines for creating four characters—three humans and one creature—along with elements that define t world in which these characters exist. All this is compiled into a single document called a "Pitch Bible," which includes narrative and interactive elements inspired by alternate reality game dynamics, fully integrated into the created world. The methodology follows the framework proposed by Silva (2018), which organizes the development of fiction worlds into four instances: speculation, organization, consolidation, and materialization, allowing for an iterative and non-linear process for character creation and world definition. As a result, the research achieves its goals by creating the characters a fictional world through several adaptations, culminating in the pitch bible. Additionall the documentation of the creative process can serve as a resource for future worldbuilding and character design projects.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2024.
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