Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Chaves, Gabriel Lyra | - |
dc.contributor.author | Alves, Henrique Euzébio | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Henrique Euzébio. Projeto de desenvolvimento de worldbuilding e character design: TRAMA. 2024. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentro do contexto e processo de criação de mundos fictícios e personagens,
natureza prática, o problema desta pesquisa reside na análise da interação entre o
processo de construção de mundos (worldbuilding) e a criação de personagens,
considerando como eles se relacionam com o ambiente, cultura e eventos, bem como as
limitações técnicas. Com o objetivo geral de desenvolver parâmetros que orientem a
criação de quatro personagens, três humanos e uma criatura, além de elementos que
identifiquem o mundo onde esses personagens se inserem, compilando tudo em
único documento, denominado Pitch Bible, apresentando aqui elementos narrativos e
interativos inspirados em dinâmicas de jogos de realidade alternativa, que se integra
totalmente ao mundo criado. A metodologia utilizada segue o framework proposto por
Silva (2018), que organiza o desenvolvimento de mundos ficcionais em diferent
instâncias — especulação, organização, consolidação e materialização — permitindo um
processo iterativo e não-linear para criação de personagens e definição do mun
fictício. Como resultado, a pesquisa atinge seus objetivos com a criação d
personagens e do mundo fictício através de algumas adaptações, resultando no pit
bible. Além da documentação do processo criativo, que pode contribuir para futuros
projetos de worldbuilding e Character Design. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens - construção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fanfiction | pt_BR |
dc.title | Projeto de desenvolvimento de worldbuilding e character design : TRAMA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-20T11:08:41Z | - |
dc.date.available | 2024-12-20T11:08:41Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41033 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the context of creating fictional worlds and characters, this practice-based resear
focuses on analyzing the interaction between the process of worldbuilding and
character creation, considering how they relate to the environment, culture, and events,
as well as technical limitations. The main objective is to develop guidelines for creating
four characters—three humans and one creature—along with elements that define t
world in which these characters exist. All this is compiled into a single document called a
"Pitch Bible," which includes narrative and interactive elements inspired by alternate
reality game dynamics, fully integrated into the created world. The methodology follows
the framework proposed by Silva (2018), which organizes the development of fiction
worlds into four instances: speculation, organization, consolidation, and materialization,
allowing for an iterative and non-linear process for character creation and world
definition. As a result, the research achieves its goals by creating the characters a
fictional world through several adaptations, culminating in the pitch bible. Additionall
the documentation of the creative process can serve as a resource for future
worldbuilding and character design projects. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenho Industrial - Programação Visual
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