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2024_LucianaRodriguesRegisCruz_tcc.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorLima, Diana Vaz de-
dc.contributor.authorCruz, Luciana Rodrigues Regis-
dc.identifier.citationCRUZ, Luciana Rodrigues Regis. A percepção dos profissionais contábeis sobre o uso da tecnologia na geração da informação contábil. 2024. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais contábeis sobre o uso da tecnologia na geração da informação contábil. Para tratar a questão da pesquisa, foi efetuada revisão da literatura sobre o tema e aplicado questionário estruturado junto aos profissionais contábeis registrados no Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal – CRC/DF, usando a ferramenta google forms®. Entre outros achados, os resultados confirmam a presença de aparatos tecnológicos no dia a dia dos profissionais contábeis, e que a tecnologia potencializou o processo de geração da informação contábil, automatizou as atividades rotineiras, padronizou as formas de trabalho e aumentou a confiabilidade e a segurança da informação contábil, o que confirma achados de estudos anteriores. Quanto ao nível de instrumentalização, os respondentes afirmaram conhecer determinados softwares e possuírem capacitação adequada, mas apenas 50% deles manifestaram-se ter conhecimento avançado a respeito de tais instrumentos. A maioria também aponta que a alfabetização tecnológica e os custos envolvidos configuram-se como desafios significativos para a inserção do profissional contábil na era digital, e a necessidade de ensino prévio, mediante disciplinas universitárias, de instrumentos tecnológicos e digitais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordContadores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordContabilidadept_BR
dc.subject.keywordInformação contábilpt_BR
dc.titleA percepção dos profissionais contábeis sobre o uso da tecnologia na geração da informação contábilpt_BR
dc.title.alternativeThe perception of accouting professionals regarding the use of technology in the generation of accounting informationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T13:54:42Z-
dc.date.available2024-12-19T13:54:42Z-
dc.date.submitted2024-07-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41023-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to analyze the perception of accounting professionals regarding the use of technology in generating accounting information. To address the research question, a literature review on the topic was conducted, and a structured questionnaire was administered to accounting professionals registered with the Regional Accounting Council of the Federal District – CRC/DF, using the Google Forms® tool. Among other findings, the results confirm the presence of technological tools in the daily routines of accounting professionals. Technology has enhanced the process of generating accounting information, automated routine activities, standardized work procedures, and increased the reliability and security of accounting information, corroborating previous research findings. Regarding the level of proficiency, respondents reported familiarity with specific software and adequate training, but only 50% expressed advanced knowledge of such tools. The majority also noted that technological literacy and associated costs pose significant challenges for accounting professionals in adapting to the digital era. There is a recognized need for prior education, potentially through university courses, on technological and digital tools.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



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