Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41019
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JoaoPedroRodriguesChaves_tcc.pdf680,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prática contábil na graduação : uma análise da disciplina de Laboratório Contábil nas Instituições de Ensino do Distrito Federal
Outros títulos: Accounting practice in graduation : an analysis of the Accounting Laboratory discipline in Educational Institutions on Distrito Federal
Autor(es): Chaves, João Pedro Rodrigues
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Contabilidade - estudo e ensino
Contadores - prática profissional
Data de apresentação: 13-Set-2024
Data de publicação: 19-Dez-2024
Referência: CHAVES, João Pedro Rodrigues. Prática contábil na graduação: uma análise da disciplina de Laboratório Contábil nas Instituições de Ensino do Distrito Federal. 2024. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A prática contábil durante a formação profissional do estudante se mostra cada vez mais necessária nos dias atuais. A globalização tecnológica teve um grande impacto na profissão de contabilidade, o que passou a exigir diversas habilidades dos profissionais para ingressarem no campo profissional. Assim, o estudo busca analisar como o ensino prático da contabilidade no estado do DF é realizado, através da avaliação da disciplina de laboratório contábil nos cursos de ciências contábeis presenciais da região. O objetivo principal é identificar quais são os conteúdos mais frequentes e mais importantes que aparecem durante a prática dessa disciplina em diferentes instituições de ensino do estado, afim de ter uma noção geral do nível prático dos alunos de contabilidade e de entender quais são as abordagens mais frequentes ensinadas pelas instituições. Tal análise demonstra quais são os conhecimentos julgados como mais importantes pelas instituições de ensino do DF como necessários durante sua formação profissional.
Abstract: The accounting practice during a student's professional training is increasingly necessary these days. Technological globalization has had a major impact on the accounting profession, which has required diverse skills from professionals to enter the professional field. Thus, the study seeks to analyze how practical accounting teaching in the state of DF is carried out, through the evaluation of the accounting laboratory discipline in face-to-face accounting courses in the region. The main objective is to identify which are the most frequent and most important contents that appear during the practice of this discipline in different educational institutions in the state, in order to have a general notion of the practical level of accounting students and to understand which are the most frequently taught by institutions. This analysis demonstrates which knowledge is considered most important by educational institutions in the Federal District as necessary during their professional training.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.