Título: | Prática contábil na graduação : uma análise da disciplina de Laboratório Contábil nas Instituições de Ensino do Distrito Federal |
Outros títulos: | Accounting practice in graduation : an analysis of the Accounting Laboratory discipline in Educational Institutions on Distrito Federal |
Autor(es): | Chaves, João Pedro Rodrigues |
Orientador(es): | Santana, Cláudio Moreira |
Assunto: | Contabilidade - estudo e ensino Contadores - prática profissional |
Data de apresentação: | 13-Set-2024 |
Data de publicação: | 19-Dez-2024 |
Referência: | CHAVES, João Pedro Rodrigues. Prática contábil na graduação: uma análise da disciplina de Laboratório Contábil nas Instituições de Ensino do Distrito Federal. 2024. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A prática contábil durante a formação profissional do estudante se mostra cada vez mais
necessária nos dias atuais. A globalização tecnológica teve um grande impacto na profissão de
contabilidade, o que passou a exigir diversas habilidades dos profissionais para ingressarem no
campo profissional. Assim, o estudo busca analisar como o ensino prático da contabilidade no
estado do DF é realizado, através da avaliação da disciplina de laboratório contábil nos cursos
de ciências contábeis presenciais da região. O objetivo principal é identificar quais são os
conteúdos mais frequentes e mais importantes que aparecem durante a prática dessa disciplina
em diferentes instituições de ensino do estado, afim de ter uma noção geral do nível prático dos
alunos de contabilidade e de entender quais são as abordagens mais frequentes ensinadas pelas
instituições. Tal análise demonstra quais são os conhecimentos julgados como mais importantes
pelas instituições de ensino do DF como necessários durante sua formação profissional. |
Abstract: | The accounting practice during a student's professional training is increasingly
necessary these days. Technological globalization has had a major impact on the accounting
profession, which has required diverse skills from professionals to enter the professional field.
Thus, the study seeks to analyze how practical accounting teaching in the state of DF is carried
out, through the evaluation of the accounting laboratory discipline in face-to-face accounting
courses in the region. The main objective is to identify which are the most frequent and most
important contents that appear during the practice of this discipline in different educational
institutions in the state, in order to have a general notion of the practical level of accounting
students and to understand which are the most frequently taught by institutions. This analysis
demonstrates which knowledge is considered most important by educational institutions in the
Federal District as necessary during their professional training. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.