Título: | A internacionalização nas ações de extensão dos cursos de língua francesa e de língua alemã em uma universidade pública federal, entre 2021 e 2023 |
Autor(es): | Silva, Ana Lídia Rodrigues da |
Orientador(es): | Damasco, Denise Gisele de Britto |
Assunto: | Extensão universitária Língua francesa - estudo e ensino Língua alemã |
Data de apresentação: | 20-Set-2024 |
Data de publicação: | 17-Dez-2024 |
Referência: | SILVA, Ana Lídia Rodrigues da. A internacionalização nas ações de extensão dos cursos de língua francesa e de língua alemã em uma universidade pública federal, entre 2021 e 2023. 2024. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras Francês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A internacionalização é realidade no ensino superior, mas de que forma ela se
concretiza na extensão universitária? O presente trabalho tem como objetivo explicar
como esse fenômeno se realiza nas ações de extensão dos cursos de língua francesa
e de língua alemã, entre 2021 e 2023, em uma universidade pública federal. Este
estudo foi realizado através do método documentário e apoiou-se em dois eixos: o
primeiro, na análise documental de projetos de extensão em língua francesa e em
língua alemã. O segundo eixo refere-se à pesquisa empírica com duas docentes, uma
do francês e uma do alemão. Os resultados mostraram que muitas ações envolvendo
a internacionalização foram realizadas, mas que a maioria é voltada para o ensino de
línguas através de cursos de extensão. Além disso, foi possível verificar por meio da
pesquisa empírica que há disparidade em relação ao status dos dois cursos na
universidade. |
Résumé: | L’internationalisation est une réalité dans l’enseignement supérieur, mais comment se
concrétise-t-elle dans l’extension universitaire ? Le présent travail a pour objectif
d’expliquer comment ce phénomène se réalise dans les actions d’extension des cours
de langue française et de langue allemande, entre 2021 et 2023, dans une université
publique fédérale. Cette étude a été réalisée par la méthode documentaire et s’est
appuyée sur deux axes : le premier, l’analyse documentaire de projets d’extension en
langue française et en langue allemande. Le deuxième axe se réfère à la recherche
empirique avec deux professeurs, l’un du français et l’autre de l’allemand. Les résultats
ont montré que de nombreuses actions impliquant l’internationalisation ont été
réalisées, mais que la plupart sont orientées vers l’enseignement des langues à travers
des cours d’extension. En outre, il a été possible de vérifier par la recherche empirique
qu’il y a disparité par rapport au statut des deux cours à l’université. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Francês
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.