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Título: Traduzindo When Marnie was there, de Joan G. Robinson : os desafios enfrentados em uma tradução de obra infantojuvenil
Autor(es): Silva, Carolina Caldeira Dib de Sousa e
Orientador(es): Hatje-Faggion, Válmi
Assunto: Estudos da tradução
Tradução literária
Literatura infanto-juvenil
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 17-Dez-2024
Referência: SILVA, Carolina Caldeira Dib de Sousa e. Traduzindo When Marnie was there, de Joan G. Robinson: os desafios enfrentados em uma tradução de obra infantojuvenil. 2024. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Tradução Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente Projeto Final tem como objetivo apresentar a minha tradução do inglês para o português dos primeiros capítulos (aproximadamente quarenta laudas) do romance When Marnie Was There (1967), de Joan G. Robison e abordar dificuldades relacionadas a elementos culturalmente marcados e marcas de oralidade. Para isso, empreguei não apenas estratégias de tradução de textos literários, mas também considerei a adaptação por se tratar de uma obra de literatura infanto-juvenil. Algumas dificuldades encontradas consistem na fala com elementos culturalmente marcados de certos personagens da obra, na falta de correspondência para elementos culturais e geográficos da região da língua de partida na língua de chegada, entre outros aspectos. Para fundamentar esta prática tradutória, serão considerados autores que incluem Britto (2012), Mundt (2008), Coelho (2010) e Bassnett (2003). A partir disso, busquei algumas soluções possíveis na tentativa de apresentar uma obra da cultura inglesa para o leitor brasileiro, procurando me alinhar à obra de partida e simplificar certos aspectos da obra que poderiam ser desnecessários para a compreensão de seu público na cultura de chegada.
Abstract: The aim of this Final Project is to present my translation from English to Portuguese of the first chapters (approximately 40 pages) of the novel When Marnie Was There (1967) by Joan G. Robinson, and address difficulties related to culturally marked elements and marks of orality. In order to achieve this, not only did I employ strategies for translating literary texts, but also considered the strategy of adaptation when it concerns children’s literature. The main difficulties that occurred on the process of translation were the dialogues, specially whenever there was culturally marked evidence in the speech of a few characters, a lack of correspondence for cultural and geographic linguistic elements of the source language in the target language, among other aspects. To support this translation practice, authors including Britto (2012), Mundt (2008), Coelho (2010) and Bassnett (2003) will be considered. Considering this, I tried to find some possible solutions in an attempt to present a work from English culture to a Brazilian reader, seeking respect and fidelity to the original work, but also seeking to simplify certain aspects of the work that could be unnecessary for the full understanding of its main audience of the target language.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2024. Texto parcialmente liberado em razões de direitos autorais da obra original. Conteúdo omitido: capítulo 8.
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