Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_BrunoVieiraSilva_tcc.pdf472,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas de contabilidade gerencial na região de Brasília – Distrito Federal (DF)
Autor(es): Silva, Bruno Vieira
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Contabilidade gerencial
Informação contábil
Data de apresentação: 2-Jul-2024
Data de publicação: 16-Dez-2024
Referência: SILVA, Bruno Vieira. Práticas de contabilidade gerencial na região de Brasília – Distrito Federal (DF). 2024. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar as práticas, ferramentas e metodologias de Contabilidade Gerencial mais empregadas em organizações do Distrito Federal (DF), bem como avaliar a percepção dos profissionais sobre sua utilização e utilidade. A segmentação das ferramentas foi realizada a partir de três perspectivas: Planejamento, Contabilidade de Custos e Avaliação de Desempenho. A coleta de dados, realizada por meio de questionário feito em formulário online criado no Google Forms e encaminhado a profissionais residentes no DF via LinkedIn, resultou em 109 respostas válidas. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes é do gênero masculino, com formação predominante em Administração e Ciências Contábeis. Metade dos participantes ocupa o cargo de Analista, e há uma distribuição uniforme quanto ao tempo de experiência na área. Os setores mais frequentes entre os respondentes são Bancário e Financeiro, Saúde e Bem-Estar e automotivo. As ferramentas mais utilizadas em cada área foram o Planejamento Orçamentário, na perspectiva de planejamento, o Rateio de Custos, na perspectiva de custos, e os Indicadores Financeiros, na perspectiva de avaliação de desempenho, apresentando altas correlações entre utilização e utilidade percebida. Entre as práticas mais bem avaliadas quanto à utilidade destacam-se os Indicadores Financeiros, o Orçamento (Budget) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Em geral, constatou-se que as práticas de custeio são as menos utilizadas, enquanto as práticas de avaliação de desempenho são as mais empregadas e consideradas mais úteis. A não adoção de algumas ferramentas deveu-se à pouca compatibilidade às necessidades específicas das organizações e à falta de compreensão dos benefícios por parte da gerência. Em resumo, este estudo fornece uma visão abrangente das tendências e percepções sobre as ferramentas de Controladoria e Contabilidade Gerencial no Distrito Federal, contribuindo para uma melhor compreensão de sua aplicação prática e eficácia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.