Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40966
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ArthurViniciusCarvalhoFialho_tcc.pdf573,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação do desempenho de uma carteira de mínima variância criada pelo método de Markowitz com o IBOVESPA em 2020
Autor(es): Fialho, Arthur Vinícius Carvalho Froes
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Teoria Moderna de Portfólios
Mercado financeiro
Data de apresentação: 15-Jul-2024
Data de publicação: 16-Dez-2024
Referência: FIALHO, Arthur Vinícius Carvalho Froes. Comparação do desempenho de uma carteira de mínima variância criada pelo método de Markowitz com o IBOVESPA em 2020. 2024. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo tem como objetivo comparar o desempenho de uma carteira de mínima variância, criada pelo método de Markowitz a partir de dados históricos de 2019, com o Ibovespa no ano de 2020. Esse período foi caracterizado por intensas discussões políticas e econômicas, que geraram instabilidades no mercado de ações daquele ano. O método de Markowitz, também conhecido como Teoria Moderna do Portfólio (TMP), propõe a diversificação dos ativos de investimento através de um modelo matemático e estatístico, visando a redução do risco de uma carteira. Uma carteira de mínima variância é caracterizada por ter o menor risco possível dada as combinações de carteiras apresentadas pela fronteira eficiente. Assim, a fim de verificar a eficiência desse método em um cenário de instabilidade, essa pesquisa, de natureza quantitativa e descritiva, comparou uma carteira criada a partir de dados históricos de 2019 com o Ibovespa do ano de 2020. Os resultados obtidos pelo método estudado superaram as expectativas, contudo os resultados passados não garantem resultados futuros.
Abstract: This study aims to compare the performance of a minimum variance portfolio, created using the Markowitz method from historical data in 2019, with the Ibovespa in the year 2020. This period was characterized by intense political and economic discussions, which generated instabilities in the stock market that year. The Markowitz method, also known as Modern Portfolio Theory (MPT), proposes the diversification of investment assets through a mathematical and statistical model, aiming to reduce the risk of a portfolio. A minimum variance portfolio is characterized by having the lowest possible risk given the combinations of portfolios presented by the efficient frontier. Thus, in order to verify the efficiency of this method in a scenario of instability, this quantitative and descriptive research compared a portfolio created from historical data in 2019 with the Ibovespa for the year 2020. The results obtained by the studied method exceeded expectations; however, past results do not guarantee future performance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.