Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40963
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AnaClaraAraujoSoares_tcc.pdf811,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Atestmed e seu impacto na dinâmica da concessão do benefício por incapacidade pelo INSS
Autor(es): Soares, Ana Clara Araújo
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Benefícios sociais
Auxílio-doença
Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)
Data de apresentação: 10-Jun-2024
Data de publicação: 16-Dez-2024
Referência: SOARES, Ana Clara Araújo. O Atestmed e seu impacto na dinâmica da concessão do benefício por incapacidade pelo INSS. 2024. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: No Brasil, o Bem Estar Social é um dos princípios norteadores da Constituição Federal de 1988, a qual versa que para a garantia da seguridade social são fundamentais aspectos como saúde, previdência e assistência aos desamparados. Dentre os benefícios previdenciários, destaca-se o benefício por incapacidade laboral (antigo auxílio-doença) como o mais requisitado. A pandemia da Covid-19 levou a um aumento expressivo de requerimentos do referido benefício, sobrecarregando ainda mais a máquina pública em razão da sistemática de concessão exigir a realização de perícia médica presencial. Sendo assim, o INSS passou a permitir ao segurado a possibilidade de pedir o benefício pela internet, a partir de análise documental, ou seja, sem a necessidade de perícia médica presencial (Atestmed). Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto do Atestmed na dinâmica da concessão do benefício previdenciário por incapacidade pelo INSS. Para tanto, foram utilizados os dados do Sistema Previdenciário Brasileiro, envolvendo a sistemática de concessão do benefício por incapacidade pelo INSS antes e depois da introdução desta ferramenta, no período de janeiro de 2022 a março de 2024. Como resultados, verificou-se o aumento do número de solicitações, via Atestmed; redução nos pedidos de perícia médica presencial e diminuição do tempo de espera na concessão do benefício, que passou de 71 dias no segundo semestre de 2023 para 43 dias em 2024. Concluise que o Atestmed tem se mostrado eficaz na movimentação de análise de documentos, além de impactar na diminuição de atendimentos nas APSs, otimizando, deste modo, a gestão orçamentária.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.