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Título: O efeito chamariz em cardápios especiais na frequência de escolha e no ticket médio : um experimento de campo
Autor(es): Pereira, Ester Virginia Bezerra
Orientador(es): Rossoni, Luciano
Assunto: Consumidores - comportamento de compra
Cardápios
ticket
Marketing - estratégias
Data de apresentação: 12-Set-2024
Data de publicação: 11-Dez-2024
Referência: PEREIRA, Ester Virginia Bezerra. O efeito chamariz em cardápios especiais na frequência de escolha e no ticket médio: um experimento de campo. 2024. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O estudo investigou o impacto do efeito chamariz no cardápio especial do restaurante Casa de Mainha Comida Baiana. Há falta de estudos específicos sobre como o efeito chamariz influencia o comportamento do consumidor no setor de bares e restaurantes. O objetivo foi analisar se a inserção de um chamariz no cardápio poderia aumentar a frequência de escolha, o ticket médio e a satisfação dos clientes. Foram coletados dados de 345 vendas durante um experimento de campo dividido em dois períodos: controle e tratamento (com chamariz). Além disso, aplicou-se um questionário nesses dois períodos com 41 respostas. O método envolveu análise estatística descritiva, usou-se tabelas de frequência e de contingência, além de testes como Qui-quadrado, Teste T de Amostras Independentes e alternativa não paramétrica de Mann-Whitney, ANOVA, Kruskal-Wallis e Teste Post Hoc de comparação. Os resultados indicaram que o chamariz aumentou significativamente a escolha de combos no cardápio especial, elevando o ticket médio dos clientes. Contudo, não houve um aumento significativo na escolha do cardápio especial em relação ao cardápio comum. Concluiu-se que o efeito chamariz pode ser eficaz para aumentar o ticket médio sem comprometer a satisfação do cliente.
Abstract: The study investigated the impact of the decoy effect on the special menu of the restaurant Casa de Mainha Comida Baiana. More studies are needed on how the decoy effect influences consumer behavior in the bar and restaurant sector. The objective was to analyze whether the insertion of a decoy in the menu could increase the frequency of choice, the average ticket, and customer satisfaction. Data from 345 sales were collected during a field experiment divided into two periods: control and treatment (with decoy). Additionally, a questionnaire was applied in both periods, with 41 responses. The method involved descriptive statistical analysis, using frequency and contingency tables, as well as tests such as Chi-square, Independent Samples T-Test and the non-parametric alternative Mann-Whitney, ANOVA, Kruskal-Wallis, and Post Hoc Comparison Test. The results indicated that the decoy significantly increased the choice of combos on the special menu, raising the average ticket of customers. However, there was no significant increase in the choice of the special menu compared to the regular menu. It was concluded that the decoy effect can be effective in raising the average ticket without compromising customer satisfaction.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
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