Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rossoni, Luciano | - |
dc.contributor.author | Pereira, Ester Virginia Bezerra | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ester Virginia Bezerra. O efeito chamariz em cardápios especiais na frequência de escolha e no ticket médio: um experimento de campo. 2024. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo investigou o impacto do efeito chamariz no cardápio especial do
restaurante Casa de Mainha Comida Baiana. Há falta de estudos específicos sobre
como o efeito chamariz influencia o comportamento do consumidor no setor de bares
e restaurantes. O objetivo foi analisar se a inserção de um chamariz no cardápio
poderia aumentar a frequência de escolha, o ticket médio e a satisfação dos clientes.
Foram coletados dados de 345 vendas durante um experimento de campo dividido
em dois períodos: controle e tratamento (com chamariz). Além disso, aplicou-se um
questionário nesses dois períodos com 41 respostas. O método envolveu análise
estatística descritiva, usou-se tabelas de frequência e de contingência, além de
testes como Qui-quadrado, Teste T de Amostras Independentes e alternativa não
paramétrica de Mann-Whitney, ANOVA, Kruskal-Wallis e Teste Post Hoc de
comparação. Os resultados indicaram que o chamariz aumentou significativamente a
escolha de combos no cardápio especial, elevando o ticket médio dos clientes.
Contudo, não houve um aumento significativo na escolha do cardápio especial em
relação ao cardápio comum. Concluiu-se que o efeito chamariz pode ser eficaz para
aumentar o ticket médio sem comprometer a satisfação do cliente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - comportamento de compra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cardápios | pt_BR |
dc.subject.keyword | ticket | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing - estratégias | pt_BR |
dc.title | O efeito chamariz em cardápios especiais na frequência de escolha e no ticket médio : um experimento de campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-11T14:19:30Z | - |
dc.date.available | 2024-12-11T14:19:30Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40912 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study investigated the impact of the decoy effect on the special menu of
the restaurant Casa de Mainha Comida Baiana. More studies are needed on how the
decoy effect influences consumer behavior in the bar and restaurant sector. The
objective was to analyze whether the insertion of a decoy in the menu could increase
the frequency of choice, the average ticket, and customer satisfaction. Data from 345
sales were collected during a field experiment divided into two periods: control and
treatment (with decoy). Additionally, a questionnaire was applied in both periods, with
41 responses. The method involved descriptive statistical analysis, using frequency
and contingency tables, as well as tests such as Chi-square, Independent Samples
T-Test and the non-parametric alternative Mann-Whitney, ANOVA, Kruskal-Wallis,
and Post Hoc Comparison Test. The results indicated that the decoy significantly
increased the choice of combos on the special menu, raising the average ticket of
customers. However, there was no significant increase in the choice of the special
menu compared to the regular menu. It was concluded that the decoy effect can be
effective in raising the average ticket without compromising customer satisfaction. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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