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https://bdm.unb.br/handle/10483/40899
Título: | A alegação “sem glúten” afeta a qualidade percebida de alimentos? um experimento com diferentes produtos e segmentos de consumidores |
Autor(es): | Dinis, Beatriz Machado |
Orientador(es): | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
Assunto: | Glúten Alimentos - qualidade Alimentos - teor de glúten Alimentos industrializados |
Data de apresentação: | 9-Jul-2024 |
Data de publicação: | 11-Dez-2024 |
Referência: | DINIS, Beatriz Machado. A alegação “sem glúten” afeta a qualidade percebida de alimentos? um experimento com diferentes produtos e segmentos de consumidores. 2024. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar o efeito da alegação “sem glúten” na
qualidade percebida de alimentos considerando diferentes produtos e segmentos de consumidores.
O experimento contou com 488 respondentes, divididos em dois segmentos: com desordens
relacionadas ao glúten e aqueles sem essas desordens. A percepção de qualidade de dois tipos de
alimentos foi analisada: a do pão de forma (naturalmente com glúten) e pão de queijo (naturalmente
sem glúten). A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Covariância (ANCOVA).
Os resultados indicaram que, de maneira geral, a presença da alegação “sem glúten” aumentou
significativamente a percepção de qualidade dos produtos. No entanto, não houve diferenças
significativas na percepção de qualidade entre pão de forma e pão de queijo com a alegação “sem
glúten”. Consumidores com desordens relacionadas ao glúten avaliaram produtos com a alegação
“sem glúten” como de qualidade muito superior aos sem a alegação, e ambos os segmentos de
consumidores consideraram o pão de queijo de maior qualidade em comparação ao pão de forma.
As conclusões deste estudo destacam a importância da alegação “sem glúten” nas estratégias de
marketing, oferecendo informações para a indústria alimentícia sobre como melhor posicionar seus
produtos para diferentes segmentos de consumidores. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. |
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