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Título: A alegação “sem glúten” afeta a qualidade percebida de alimentos? um experimento com diferentes produtos e segmentos de consumidores
Autor(es): Dinis, Beatriz Machado
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Glúten
Alimentos - qualidade
Alimentos - teor de glúten
Alimentos industrializados
Data de apresentação: 9-Jul-2024
Data de publicação: 11-Dez-2024
Referência: DINIS, Beatriz Machado. A alegação “sem glúten” afeta a qualidade percebida de alimentos? um experimento com diferentes produtos e segmentos de consumidores. 2024. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o efeito da alegação “sem glúten” na qualidade percebida de alimentos considerando diferentes produtos e segmentos de consumidores. O experimento contou com 488 respondentes, divididos em dois segmentos: com desordens relacionadas ao glúten e aqueles sem essas desordens. A percepção de qualidade de dois tipos de alimentos foi analisada: a do pão de forma (naturalmente com glúten) e pão de queijo (naturalmente sem glúten). A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Covariância (ANCOVA). Os resultados indicaram que, de maneira geral, a presença da alegação “sem glúten” aumentou significativamente a percepção de qualidade dos produtos. No entanto, não houve diferenças significativas na percepção de qualidade entre pão de forma e pão de queijo com a alegação “sem glúten”. Consumidores com desordens relacionadas ao glúten avaliaram produtos com a alegação “sem glúten” como de qualidade muito superior aos sem a alegação, e ambos os segmentos de consumidores consideraram o pão de queijo de maior qualidade em comparação ao pão de forma. As conclusões deste estudo destacam a importância da alegação “sem glúten” nas estratégias de marketing, oferecendo informações para a indústria alimentícia sobre como melhor posicionar seus produtos para diferentes segmentos de consumidores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
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