Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais | - |
dc.contributor.author | Dinis, Beatriz Machado | - |
dc.identifier.citation | DINIS, Beatriz Machado. A alegação “sem glúten” afeta a qualidade percebida de alimentos? um experimento com diferentes produtos e segmentos de consumidores. 2024. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo analisar o efeito da alegação “sem glúten” na
qualidade percebida de alimentos considerando diferentes produtos e segmentos de consumidores.
O experimento contou com 488 respondentes, divididos em dois segmentos: com desordens
relacionadas ao glúten e aqueles sem essas desordens. A percepção de qualidade de dois tipos de
alimentos foi analisada: a do pão de forma (naturalmente com glúten) e pão de queijo (naturalmente
sem glúten). A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Covariância (ANCOVA).
Os resultados indicaram que, de maneira geral, a presença da alegação “sem glúten” aumentou
significativamente a percepção de qualidade dos produtos. No entanto, não houve diferenças
significativas na percepção de qualidade entre pão de forma e pão de queijo com a alegação “sem
glúten”. Consumidores com desordens relacionadas ao glúten avaliaram produtos com a alegação
“sem glúten” como de qualidade muito superior aos sem a alegação, e ambos os segmentos de
consumidores consideraram o pão de queijo de maior qualidade em comparação ao pão de forma.
As conclusões deste estudo destacam a importância da alegação “sem glúten” nas estratégias de
marketing, oferecendo informações para a indústria alimentícia sobre como melhor posicionar seus
produtos para diferentes segmentos de consumidores. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Glúten | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentos - qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentos - teor de glúten | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentos industrializados | pt_BR |
dc.title | A alegação “sem glúten” afeta a qualidade percebida de alimentos? um experimento com diferentes produtos e segmentos de consumidores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-11T12:39:21Z | - |
dc.date.available | 2024-12-11T12:39:21Z | - |
dc.date.submitted | 2024-07-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40899 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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