Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40894
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ArthurDeAraujoCaldas_tcc.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Transparência de fatores de riscos em empresas estatais de controle direto do governo federal : estudo baseado em cartas anuais de política de governança corporativa
Autor(es): Caldas, Arthur de Araújo
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Fatores de risco
Empresas públicas
Políticas públicas
Governança corporativa
Data de apresentação: 4-Jun-2024
Data de publicação: 11-Dez-2024
Referência: CALDAS, Arthur de Araújo. Transparência de fatores de riscos em empresas estatais de controle direto do governo federal: estudo baseado em cartas anuais de política de governança corporativa. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa é analisar o nível de transparência de fatores de riscos em empresas estatais de controle direto do governo federal no período de 2020 a 2022, baseado em cartas anuais de políticas públicas e governança corporativa. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra da pesquisa é não probabilística por acessibilidade a dados, composta por 33 empresas estatais de controle direto do governo federal. As cartais anuais de políticas públicas e governança corporativa foram coletadas dos sites das empresas da amostra. O tratamento dos dados abrangeu análise de conteúdo, considerando checklist composto por 7 fatores de riscos baseados no Modelo de Carta Anual de Políticas Públicas e Governança do Ministério da Economia (Brasil, 2022). O tratamento dos dados foi complementado, também, por estatísticas descritivas e inferenciais, com emprego dos testes Q de Cochran, Qui-Quadrado, Kolmogorov-Smirnov e Anova de Friedman. Os principais resultados indicaram que os níveis de divulgação dos fatores de riscos das empresas estatais dos anos de 2020, 2021 e 2022 foram, respectivamente, 60,17%, 61,04% e 65,80% não havendo diferenças significativas entre os anos analisados. Entretanto, nos três anos da análise houve predomínio de divulgação dos fatores de riscos das sociedades de economia mista quando comparada à divulgação desses mesmos fatores efetuada pelas empresas públicas. Quando analisados os fatores de riscos, houve diferença entre estes fatores em 2020 e em 2022. Os resultados sugerem, também, que em 2021 houve predomínio da divulgação para empresas fora do DF, quando comparadas às empresas com sede no DF. Este trabalho pode contribuir para o estudo da transparência de fatores de riscos de empresas estatais, podendo trazer reflexões para os gestores das referidas empresas, para dirigentes de ministérios, para a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST, órgãos de controle, acionistas e para a sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.