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Título: As bibliotecas escolares no planejamento pedagógico de escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Luis Fernando Santos da
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Bibliotecas escolares
Projeto político-pedagógico
Planejamento educacional
Data de apresentação: 23-Out-2024
Data de publicação: 9-Dez-2024
Referência: SILVA, Luis Fernando Santos da. As bibliotecas escolares no planejamento pedagógico de escolas públicas do Distrito Federal. 2024. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A biblioteca escolar desempenha um papel fundamental na formação educacional dos estudantes, oferecendo acesso a diversos recursos informacionais, que complementam e enriquecem o currículo escolar, além de oferecer oportunidades para o desenvolvimento de competências informacionais e promoção de experiências culturais. Neste cenário os Projetos Políticos Pedagógicos ofereceram a oportunidade de observação do contexto escolar. Este trabalho visa analisar como as bibliotecas escolares são consideradas no planejamento das escolas públicas do Distrito Federal. Os objetivos específicos foram: identificar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas públicas vinculados a cinco Regiões Administrativas do Distrito Federal; Investigar a estrutura física, o acervo disponível, e os recursos humanos e tecnológicos presentes nas bibliotecas escolares das escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza descritiva, utilizou a análise de conteúdo como principal método de tratamento de dados, centrando-se nos Projetos Políticos Pedagógicos de 30 escolas distribuídas em cinco Regiões Administrativas. Os resultados evidenciam a importância das bibliotecas como espaços de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, destacando a necessidade de uma maior integração dessas unidades no planejamento escolar, conforme previsto na legislação vigente. A análise dos documentos revelou, entre outros aspectos, a variação na denominação e estrutura das bibliotecas escolares, com algumas sendo referidas como "Sala de leitura" e não tendo disponibilidade de recursos. As conclusões apontam para a urgência de políticas que fortaleçam as bibliotecas como centros de promoção da inclusão educacional e do desenvolvimento do letramento informacional dos estudantes.
Abstract: The school library plays a fundamental role in the education of students, offering access to various information resources that complement and enrich the school curriculum, as well as providing opportunities for the development of information skills and the promotion of cultural experiences. This work aims to analyze how school libraries are considered in the planning of public schools in the Federal District. The specific objectives were: to identify the Political Pedagogical Projects (PPPs) of public schools linked to five Administrative Regions of the Federal District; to investigate the physical structure, the available collection, and the human and technological resources present in the school libraries of public schools in the Federal District. The research, of a qualitative approach and descriptive nature, used content analysis as the main method of data collection, focusing on the Pedagogical Political Projects of 30 schools distributed in five Administrative Regions. The results show the importance of libraries as support spaces for the teaching-learning process, highlighting the need for greater integration of these units in school planning, as provided for in current legislation. The analysis of the documents revealed, among other aspects, the variation in the name and structure of school libraries, with some being referred to as “reading rooms” and not having resources available. The conclusions point to the urgent need for policies that strengthen libraries as centers for promoting educational inclusion and developing students' information literacy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024.
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