Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
dc.contributor.author | Silva, Luis Fernando Santos da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luis Fernando Santos da. As bibliotecas escolares no planejamento pedagógico de escolas públicas do Distrito Federal. 2024. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A biblioteca escolar desempenha um papel fundamental na formação
educacional dos estudantes, oferecendo acesso a diversos recursos informacionais,
que complementam e enriquecem o currículo escolar, além de oferecer
oportunidades para o desenvolvimento de competências informacionais e promoção
de experiências culturais. Neste cenário os Projetos Políticos Pedagógicos
ofereceram a oportunidade de observação do contexto escolar. Este trabalho visa
analisar como as bibliotecas escolares são consideradas no planejamento das
escolas públicas do Distrito Federal. Os objetivos específicos foram: identificar os
Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas públicas vinculados a cinco
Regiões Administrativas do Distrito Federal; Investigar a estrutura física, o acervo
disponível, e os recursos humanos e tecnológicos presentes nas bibliotecas
escolares das escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa, de abordagem
qualitativa e natureza descritiva, utilizou a análise de conteúdo como principal
método de tratamento de dados, centrando-se nos Projetos Políticos Pedagógicos
de 30 escolas distribuídas em cinco Regiões Administrativas. Os resultados
evidenciam a importância das bibliotecas como espaços de apoio ao processo de
ensino-aprendizagem, destacando a necessidade de uma maior integração dessas
unidades no planejamento escolar, conforme previsto na legislação vigente. A
análise dos documentos revelou, entre outros aspectos, a variação na denominação
e estrutura das bibliotecas escolares, com algumas sendo referidas como "Sala de
leitura" e não tendo disponibilidade de recursos. As conclusões apontam para a
urgência de políticas que fortaleçam as bibliotecas como centros de promoção da
inclusão educacional e do desenvolvimento do letramento informacional dos
estudantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.title | As bibliotecas escolares no planejamento pedagógico de escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T11:16:00Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T11:16:00Z | - |
dc.date.submitted | 2024-10-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40861 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The school library plays a fundamental role in the education of students,
offering access to various information resources that complement and enrich the
school curriculum, as well as providing opportunities for the development of
information skills and the promotion of cultural experiences. This work aims to
analyze how school libraries are considered in the planning of public schools in the
Federal District. The specific objectives were: to identify the Political Pedagogical
Projects (PPPs) of public schools linked to five Administrative Regions of the Federal
District; to investigate the physical structure, the available collection, and the human
and technological resources present in the school libraries of public schools in the
Federal District. The research, of a qualitative approach and descriptive nature, used
content analysis as the main method of data collection, focusing on the Pedagogical
Political Projects of 30 schools distributed in five Administrative Regions. The results
show the importance of libraries as support spaces for the teaching-learning process,
highlighting the need for greater integration of these units in school planning, as
provided for in current legislation. The analysis of the documents revealed, among
other aspects, the variation in the name and structure of school libraries, with some
being referred to as “reading rooms” and not having resources available. The
conclusions point to the urgent need for policies that strengthen libraries as centers
for promoting educational inclusion and developing students' information literacy. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
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