Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40849
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IvaneteAlvesdeSouza_FatimaRoseliDiasGarzesi_tcc.pdf747,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização do celular como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos
Autor(es): Souza, Ivanete Alves de
Garzesi, Fátima Roseli Dias
Orientador(es): Aires, Carmenísia Jacobina
Coorientador(es): Pulita, Edemir José
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino - meios auxiliares
Ensino e aprendizagem
Data de apresentação: Mar-2014
Data de publicação: 6-Dez-2024
Referência: SOUZA, Ivanete Alves de; GARZESI, Fátima Roseli Dias. A utilização do celular como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como o uso do celular pode auxiliar no processo ensino aprendizagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos, bem como, identificar as estratégias de intervenções pedagógicas para utilizar o celular como mediador de aprendizagem na sala de aula, averiguar o uso do celular como ferramenta de pesquisa e produção de conhecimento dos alunos e analisar como os docentes veem uma conexão entre o ensino e o cotidiano do aluno. Tem-se como referencia Barbeiro (2001), Goggin (2006), Johnson (et al., 2010), Romero Tori (2012), Collins (2005) e outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa: estudo de caso. O presente será desenvolvido em uma escola pública de Ensino Fundamental, situada na Região Administrativa de Taguatinga-DF. Os resultados serão analisados em reunião de um conselho de classe participativo.
Abstract: This study aims to analyze how the use of cell phones can help in the learning process in the context of youth and adult education, as well as identifying strategies of educational interventions to use your phone as a learning facilitator in the classroom, assess the cell phone use as a research tool and production of knowledge of the students and analyze how teachers see a connection between education and the everyday student. Has as a reference Barber (2001), Goggin (2006), Johnson (et al. 2010), Tori Romero (2012), Collins (2005) and others. This is a qualitative research: a case study. This will be developed in a public elementary school located in Wansbeck DF Administrative Region. Results will be analyzed at a meeting of a board of participatory class.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.