Título: | A utilização do celular como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Souza, Ivanete Alves de Garzesi, Fátima Roseli Dias |
Orientador(es): | Aires, Carmenísia Jacobina |
Coorientador(es): | Pulita, Edemir José |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino - meios auxiliares Ensino e aprendizagem |
Data de apresentação: | Mar-2014 |
Data de publicação: | 6-Dez-2024 |
Referência: | SOUZA, Ivanete Alves de; GARZESI, Fátima Roseli Dias. A utilização do celular como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar como o uso do celular pode auxiliar no
processo ensino aprendizagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos, bem como,
identificar as estratégias de intervenções pedagógicas para utilizar o celular como mediador de
aprendizagem na sala de aula, averiguar o uso do celular como ferramenta de pesquisa e
produção de conhecimento dos alunos e analisar como os docentes veem uma conexão entre
o ensino e o cotidiano do aluno. Tem-se como referencia Barbeiro (2001), Goggin (2006),
Johnson (et al., 2010), Romero Tori (2012), Collins (2005) e outros. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa: estudo de caso. O presente será desenvolvido em uma escola pública de Ensino
Fundamental, situada na Região Administrativa de Taguatinga-DF. Os resultados serão
analisados em reunião de um conselho de classe participativo. |
Abstract: | This study aims to analyze how the use of cell phones can help in the learning process
in the context of youth and adult education, as well as identifying strategies of
educational interventions to use your phone as a learning facilitator in the classroom,
assess the cell phone use as a research tool and production of knowledge of the
students and analyze how teachers see a connection between education and the
everyday student. Has as a reference Barber (2001), Goggin (2006), Johnson (et al.
2010), Tori Romero (2012), Collins (2005) and others. This is a qualitative research: a
case study. This will be developed in a public elementary school located in Wansbeck DF Administrative Region. Results will be analyzed at a meeting of a board of
participatory class. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.