Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40847
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AnaBeatrizDiasJardimSilva_tcc.pdf2,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Microtomografia de raios-x (µ-CT) aplicada ao estudo de soft-sediment deformation structure (SSDS) relacionados à deposição de dropstones em ambientes glaciais
Autor(es): Silva, Ana Beatriz Dias Jardim da
Orientador(es): Yokoyama, Elder
Assunto: Raios X
Mudanças climáticas
Aquecimento global
Data de apresentação: 23-Set-2024
Data de publicação: 5-Dez-2024
Referência: SILVA, Ana Beatriz Dias Jardim da. Microtomografia de raios-x (µ-CT) aplicada ao estudo de soft-sediment deformation structure (SSDS) relacionados à deposição de dropstones em ambientes glaciais. 2024. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geofísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Dropstones são clastos transportados por icebergs que, ao caírem em sedimentos finos saturados em água, geram deformações no sedimento de fundo marinho, chamados Estruturas de Deformação de Sedimentos Moles (Soft-Sediments Deformation Structures - SSDS). Modelos numéricos sugerem que há uma correlação direta entre a espessura da coluna d'água e o tipo de deformação causado pelos dropstones, mas estudos anteriores enfrentaram limitações quanto à variação de parâmetros físicos, como a salinidade da água, resultando em representações distantes da realidade geológica. Para melhorar a compreensão desses processos, a presente pesquisa investiga a aplicação da Microtomografia de Raios-X (µ-CT) no estudo de SSDS relacionados à deposição de dropstones em ambientes glaciais, observando a influência da espessura da coluna d'água, densidade e salinidade do meio aquático para formação destas estruturas. A técnica de μ-CT neste estudo permite a avaliação de parâmetros como a profundidade de penetração dos clastos e os ângulos de deformação das camadas sedimentares. Além disso, o estudo investiga a trajetória e velocidade das partículas em diferentes meios, visando criar um modelo que correlacione a espessura da coluna d'água com as SSDS causadas por dropstones. Compreender essas relações é fundamental para a reconstrução de padrões climáticos do passado e prever os impactos futuros das mudanças climáticas, fornecendo uma perspectiva sobre a influência das ações humanas no clima global
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Curso de Graduação em Geofísica, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geofísica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.