Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4084
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EmanoelJunioEduardo_painel.pdf110 kBAdobe PDFver/abrir
2012_EmanoelJunioEduardo.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do PIBID na ótica dos licenciandos-bolsistas : um estudo de caso
Autor(es): Eduardo, Emanoel Junio
Orientador(es): Baptista, Joice de Aguiar
Assunto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Professores - formação
Professores - avaliação
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 22-Nov-2012
Referência: EDUARDO, Emanoel Junio. O papel do PIBID na ótica dos licenciandos-bolsistas: um estudo de caso. 2012. 80 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Com o objetivo de levantar o perfil dos acadêmicos e coletar dados sobre a relevância do PIBID na formação destes para o magistério, nesta pesquisa, integrantes de todos os subprojetos responderam a um instrumento de coleta na forma de questionário. Utilizei como motivação para este trabalho a apresentação feita pelo professor Helder aos coordenadores do Pibid, Projeto Institucional da UnB e o Programa Nacional de Educação. O questionário foi composto por 26 perguntas. Sendo 24 objetivas e 2 duas discursivas. O PIBID tem se mostrado essencial na formação de vários licenciandos. Grande parte dos alunos bolsistas não trabalha, apenas se dedicam aos estudos e ao programa, demostram interesse em serem professores e enxergam no PIBID uma forma de se encontrarem no curso de licenciatura. Outros, infelizmente só participam do programa por causa da bolsa. Mas isso se contrapõe com as respostas de outros pibidianos, quando responderam que querem sim ser professores e que o PIBID tanto ajuda na formação de professores como afeta positivamente a qualidade de ensino nas escolas onde atua.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons