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dc.contributor.advisorMedeiros, Ana Clara Magalhães de-
dc.contributor.authorBarbalho, Jade Luísa Martins-
dc.identifier.citationBARBALHO, Jade Luísa Martins. Poéticas do mar, cantares ibéricos e autoria feminina: sobre o mar em cantigas medievais e na poesia Sophia de Mello Breyner Andresen. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA coincidência polissêmica do mar enquanto elemento poético chama atenção quanto à sua persistência na tradição poética ibérica, sobretudo no que diz respeito à poesia feminina portuguesa. Contudo, a tradição acadêmica ocidental minguou sistematicamente a voz poética feminina durante o período medieval, o que resultou no apagamento da autoria feminina das cantigas galego-portuguesas (Lemaire, 2014), que amplamente se pautavam numa relação de intimidade plurissignificada com o mar. Nesse lume, o presente trabalho tenciona discorrer sobre a autoria feminina das cantigas de amigo galego-portuguesas a partir da perspectiva da medievalista feminista Ria Lemaire (2014), apoiando-se no mar como fio condutor de uma análise comparativa com poemas selecionados da poeta portuguesa contemporânea Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 - 2004). Assim, justifica-se o presente trabalho pela necessidade de se discutir a voz feminina presente numa poética oceânica que persiste através de séculos, comprovada na persistência de pontos comuns entre a poesia andreseniana e as cantigas galego-portuguesas. Esta Monografia aciona, portanto, as teses de Lemaire (2014) e Oliveira (2015) para discutir o papel da mulher no Medievo e a autoria feminina das cantigas; Agamben (2012) e Paz (1994) sobre teoria da poesia; além da crítica especializada em Andresen, no Brasil e em Portugal. Enfim, a partir da análise do mar presente nesse corpus poético, composto por poemas de Andresen e cantigas de amigo galego-portuguesas, revela-se algo em comum que persiste nos timbres femininos através dos séculos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPoesia portuguesapt_BR
dc.subject.keywordEscritoraspt_BR
dc.subject.keywordLiteratura portuguesapt_BR
dc.subject.keywordPoesiapt_BR
dc.subject.keywordIdade Média - atuação femininapt_BR
dc.titlePoéticas do mar, cantares ibéricos e autoria feminina : sobre o mar em cantigas medievais e na poesia Sophia de Mello Breyner Andresenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-04T12:37:30Z-
dc.date.available2024-12-04T12:37:30Z-
dc.date.submitted2024-11-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40816-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The polysemic coincidence of the sea as a poetic element draws attention to its persistence in the Iberian poetic tradition, especially regarding Portuguese women's poetry. However, the Western academic tradition has systematically diminished the female poetic voice during the medieval period, resulting in the erasure of female authorship in the Galician-Portuguese cantigas (Lemaire, 2014), which were largely based on a plurivocal relationship with the sea. The present work intends to discuss the female authorship of the Galician-Portuguese cantigas de amigo from the perspective of feminist medievalist Ria Lemaire (2014), using the sea as a guiding thread for a comparative analysis with selected poems by contemporary Portuguese poet Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 - 2004). Thus, this work is justified by the need to discuss the female voice present in an oceanic poetics that persists through the centuries, evidenced by the common points between Andresen's poetry and the Galician-Portuguese cantigas. Therefore, this monograph engages with the theses of Lemaire (2014) and Oliveira (2015) to discuss the role of women in the medieval period and the authorship of the cantigas; Agamben (2012) and Paz (1994) on poetry theory; as well as the specialized criticism about Andresen in Brazil and Portugal. Finally, through the analysis of the sea present in this poetic corpus, composed of poems by Andresen and Galician-Portuguese cantigas de amigo, something in common is revealed that persists in feminine tones across the centuries.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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