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dc.contributor.advisorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
dc.contributor.authorSilva, Vilma Alves da-
dc.identifier.citationSILVA, Vilma Alves da. Entre vestígios da história da educação infantil em Cezarina a constituição de uma prática educativa para crianças pequenas (Cezarina, GO, 1980-1990). 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender a história da Educação Infantil no município de Cezarina, Goiás, e como essa prática educativa se desenvolveu desde a década de 1980, período em que ocorreu a emancipação do município e o reconhecimento do direito à educação infantil, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988. A escolha de Cezarina para este estudo deve-se à ausência de pesquisas anteriores que enfoquem a história da Educação Infantil na região. Busca-se também verificar se as legislações educacionais instituídas a partir da década de 1980 têm sido respeitadas, garantindo o acesso obrigatório, gratuito e universal à educação básica para crianças a partir dos 4 anos de idade. A pesquisa adota uma abordagem histórica, utilizando fontes como documentos institucionais, legislação, relatos orais e fotografias para construir uma interpretação da evolução da Educação Infantil em Cezarina-GO. O levantamento de informações incluiu a busca por termos específicos nas principais plataformas científicas, como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com base nos dados coletados, pretende-se traçar um panorama da constituição da Educação Infantil no município, analisando sua conformidade com as diretrizes legais e os desafios enfrentados ao longo dos anos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleEntre vestígios da história da educação infantil em Cezarina a constituição de uma prática educativa para crianças pequenas (Cezarina, GO, 1980-1990)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-03T20:24:13Z-
dc.date.available2024-12-03T20:24:13Z-
dc.date.submitted2024-09-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40813-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Constitution of 1988. The choice of Cezarina for this study is due to the lack of previous research that focuses on the history of Early Childhood Education in the region. It also seeks to verify whether educational legislation established since the 1980s has been respected, guaranteeing mandatory, free and universal access to basic education for children from 4 years of age. The research adopts a historical approach, using sources such as official documents, legislation, oral reports and photographs to construct an interpretation of the evolution of Early Childhood Education in Cezarina-GO. The information gathering included searching for specific terms on the main scientific platforms, such as the Scientific Electronic Library Online (SciELO), the Digital Library of Student Intellectual Production of the University of Brasília (BDM) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Based on the data collected, we intend to draw an overview of the constitution of Early Childhood Education in the municipality, analyzing its compliance with legal guidelines and the challenges faced over the years.pt_BR
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