Título: | Revisitando as práticas pedagógicas com literatura e contação de história por meio dos estudos científicos (2018-2024) |
Autor(es): | Bandeira, Solange Dias de Souza |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Contação de histórias Literatura infantil Educação infantil |
Data de apresentação: | 19-Set-2024 |
Data de publicação: | 3-Dez-2024 |
Referência: | BANDEIRA, Solange Dias de Souza. Revisitando as práticas pedagógicas com literatura e contação de história por meio dos estudos científicos (2018-2024). 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A Literatura Infantil e a contação de histórias são utilizadas como recurso pedagógico na Educação infantil. As histórias fazem parte do contexto da humanidade desde os primórdios de sua existência, pois através da oralidade foram-se passando as tradições e os ensinamentos para outras gerações. A Literatura Infantil sistematizou-se a partir do século XVIII quando houve uma mudança de paradigma do universo infantil, no qual as crianças passaram a ser valorizadas e as histórias, contos e fabulas da Literatura Infantil foram usadas para transmitir ensinos sobre a moralidade. O trabalho utilizou metodologia de pesquisa bibliográfica, fazendo um recorte dos últimos sete anos considerando a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ano de 2017 com efetiva circulação a partir de 2018, para essa finalidade considerou para refino das buscas as seguintes plataformas: Acervo do Ministério da Educação e Cultura (MEC); Google Acadêmico; Portal de Periódicos da CAPES e n a Biblioteca Digital Brasileira de Tesese Dissertações (BDTD). O trabalho tem como objetivo principal compreender, por meio de estudos da área de Educação Infantil, como a literatura e a contação de história comparecem nas atividades direcionadas às crianças na primeira etapa da educação
básica, tomando a pré-escola. Os objetivos específicos são desdobramentos do principal, com finalidade de compreender melhor o assunto. Neste trabalho os objetivos específicos são: 1) Mapear os estudos científicos que têm trabalhado com contação de história e literatura na Educação Infantil (pré-escola); 2) Indicar como a literatura tem sido considerada nas práticas pedagógicas com as crianças na pré-escola; 3) Conceituar a
prática da contação de história por meio dos estudos analisados; 4) Relacionar possíveis desdobramentos da prática da contação de história com o desenvolvimento das aprendizagens das crianças. Considerando o percurso metodológico da pesquisa foi possível compreender que a contação de histórias é um recurso metodológico rico e utilizado pelo ambiente escolar usando como base a Literatura Infantil para auxiliar no
processo de aprendizagem com o objetivo de minimizar problemas de aprendizagem, como ferramenta que auxilia a alfabetização e letramento e consequentemente como forma de contribuir para a formação do leitor |
Abstract: | Children's Literature and storytelling are used as a pedagogical resource in early childhood education. Stories have been part of the context of humanity since the beginning of its existence, as traditions and teachings were passed on orally to other generations. Children's Literature was systematized from the 18th century onwards when there was a paradigm shift in the children's universe, children began to be valued and used stories, tales and fables through Children's Literature to transmit teachings about morality. The work used bibliographical research methodology, making a cut of the last seven years considering the publication of the National Common Curricular Base (BNCC) in 2017 with effective circulation from 2018, for this purpose it considered the following platforms to refine the searches : Collection of the Ministry of Education and Culture (MEC); Google Scholar; CAPES Periodical Portal and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD).The main objective of the work is to understand, through studies in the area of Early Childhood Education, how literature and storytelling are involved in activities aimed at children in the first stage of basic education, including pre-school. The specific objectives are developments of the main one, with the aim of better understanding the subject. In this work the specific objectives are: 1) Map the scientific studies that have worked with storytelling and literature in Early Childhood Education (pre-school); 2) Indicate how literature has been considered in pedagogical practices with children in preschool; 3) Conceptualize the practice of storytelling through the studies analyzed; 4) Relate possible developments in the practice of storytelling with
the development of children's learning. Considering the methodological path of the research, it was possible to understand that storytelling is a rich methodological resource used by the school environment using Children's Literature as a basis to assist in the learning process with the aim of minimizing learning problems, as a tool that helps literacy and literacy and consequently as a way of contributing to the formation of the reader. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.