Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro, Rosana Andréa Costa de | - |
dc.contributor.author | Marçola, Tatiana Guerrero | - |
dc.identifier.citation | MARÇOLA, Tatiana Guerrero. Estratégias de ensino-aprendizagem para artes visuais e os usos das visualidades na comunicação e informação digital. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os elementos pictóricos de uso cotidiano das redes sociais são amplamente
propagadas na vida da população, estas sob aspectos de visualidades, adicionam
componentes múltiplos que não apenas cabem dentro da simples observação da imagem.
Uma vez que o uso destas expandiu paralelamente ao uso das ferramentas de tecnologia e
comunicação, há de se trazer o questionamento do porque tais elementos ainda se estão
restritos a um contexto fora da escola? As tecnologias podem ter diversas abordagens
quando pensadas em um ambiente escolar, mais, especificamente há de se pensar no
contexto que estão inseridas na cultura e o quanto afetam a construção da realidade. O
presente Trabalho de Conclusão de Curso resultou em uma proposta de estratégia para o
ensino-aprendizagem fazendo uso de ferramentas digitais da atualidade, mais
especificamente, o uso dessas ferramentas para a produção do meme. Neste há uma
proposição de utilização da imagem como forma de ensino-aprendizagem, muito próxima da
abordagem triangular, contudo fazendo uso exclusivamente de tecnologias digitais e suas
correlações com o cotidiano, assim buscando trazer inovação e diferenciação pedagógica
como forma de transcender o espaço físico da sala e abarcando a vida junto da era digital. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - processos criativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Meme (Internet) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.title | Estratégias de ensino-aprendizagem para artes visuais e os usos das visualidades na comunicação e informação digital | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T14:14:43Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T14:14:43Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40805 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|