Título: | O estágio em gestão escolar : análise da produção acadêmica |
Autor(es): | Gonzaga, Nívea Rodrigues Dos Santos |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Estágios supervisionados Pedagogos - formação Gestão escolar |
Data de apresentação: | Set-2024 |
Data de publicação: | 2-Dez-2024 |
Referência: | GONZAGA, Nívea Rodrigues Dos Santos. O estágio em gestão escolar: análise da produção acadêmica . 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O estágio supervisionado é uma importante etapa da vida acadêmica, pois permite explorar como a teoria e a prática se interconectam, trazendo mais clareza para tudo que é estudado nos livros. Há muitos artigos e teses a respeito do estágio supervisionado, contudo o estágio supervisionado em gestão escolar ainda é um campo pouco explorado devido à sua recente inclusão nos currículos de Pedagogia. No intuito de compreender a ação do pedagogo neste importante campo de atuação dentro das unidades escolares, foi feita uma pesquisa bibliográfica da produção acadêmica, com o recorte temporal de 2015 a 2022, justificado pela
implementação da Resolução CNE/CP n.02/2015 que dá destaque ao campo da gestão para a formação nas licenciaturas, aspecto esse que já se encontrava nas Diretrizes Nacionais Curriculares do Curso de Pedagogia. Tivemos assim como objetivos geral e específicos os de apresentar a produção acadêmica no recorte temporal de 2015 a 2022 a respeito de estágio supervisionado em gestão escolar. Relatar como o estágio supervisionado em gestão escolar está acontecendo nas universidades brasileiras. Apontar os possíveis caminhos a serem percorridos no desenvolvimento dessa disciplina no currículo de Pedagogia. As bases de dados foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro
de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o descritor: “estágio supervisionado em gestão escolar. Embora no período tenhamos encontrado um número relevante de trabalhos (40) muitos trabalhos relativos ao estágio no espaço escolar, em diferentes etapas e licenciaturas diversas, mas na gestão escolar, no período elegido foi muito pequeno o quantitativo de trabalhos encontrados nessas bases de dados. Portanto, há um vasto campo para a pesquisa nesse assunto, pois há várias lacunas a serem preenchidas. |
Abstract: | The supervised internship is an important stage in academic life, as it allows you to explore how theory and practice interconnect, bringing more clarity to everything studied in the books. There are many articles and theses regarding supervised internships, however supervised internships in school management are still a little explored field due to their recent inclusion in Pedagogy curricula. In order to understand the pedagogue's action in this important field of activity within school units, a bibliographical research of academic production was carried out, with the time frame of 2015-2022, justified by the implementation of Resolution CNE/CP
n.02/2015 which highlights the field of management for undergraduate training, an aspect that was already included in the National Curricular Guidelines for the Pedagogy Course. We therefore had general and specific objectives to present academic production from 2015 to 2022 regarding supervised internships in school management. Report how supervised internships in school management are happening at Brazilian universities. Point out the possible paths to be taken in the development of this discipline in the Pedagogy curriculum. The databases were the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (Ibict) and the Coordination for the Improvement of
Higher Education Personnel (Capes) with the descriptor: “supervised internship in school management. Although in the period we found a relevant number of works (40), many works related to internships in the school space, in different stages and different degrees, but in school management, in the chosen period the number of works found in these databases was very small. Therefore, there is a vast field for research on this subject, as there are several gaps to be filled. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.