Título: | Escola multisseriadas : uma realidade da educação do campo |
Autor(es): | Silva, Anali Silveira Dias da |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Educação do campo Professores Professores - formação |
Data de apresentação: | 13-Set-2024 |
Data de publicação: | 2-Dez-2024 |
Referência: | SILVA, Anali Silveira Dias da. Escola multisseriadas: uma realidade da educação do campo. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo compreender a dinâmica e as demandas de uma escola rural localizada no município de Goiás, no estado de Goiás, chamada Escola Municipal Holanda. A Unidade Escolar usa o modelo de salas multisseriadas onde alunos de diferentes idades e níveis educacionais compartilham o mesmo espaço de aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de uma busca por referencias bibliográficas que se desenvolveu da seguinte forma: primeiramente foi feita uma busca na internet no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), onde foi possível encontrar matérias produzidos sobre o tema. Para que as buscas fossem facilitadas, foi digitado no campo de pesquisa frases como “salas de aulas multisseriadas, educação no campo no Brasil e escolas rurais com salas de aula multisseriadas”.
Geralmente essas salas são comuns em áreas rurais e exigem muito mais dinâmica dos professores, pois estes precisam desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas para atender às necessidades de todos os alunos simultaneamente, bem como atender a demanda educacional dos mesmos. Nesse contexto, a formação continuada dos docentes se faz como essencial para o sucesso dessas práticas, bem como a utilização de metodologias que proporcione uma maior interação entre os estudantes e a comunidade escolar. Outro fator relevante são as políticas públicas voltadas para a educação no campo. A interdisciplinaridade, a contextualização dos conteúdos aliados a políticas públicas de qualidade e a formação de professores, são estratégias recomendadas para melhorar a qualidade do ensino nas salas de aula multisseriadas e, por
consequência elevar o nível de desenvolvimento intelectual dos estudantes. Portanto, apesar dos desafios e de sua complexidade, a educação no campo e as salas multisseriadas representam, antes de tudo, uma oportunidade para inovar e adaptar práticas pedagógicas no campo brasileiro, promovendo uma educação de qualidade que atenda às necessidades das comunidades rurais a também constitua a escola como um espaço de construção e transformação social. |
Abstract: | This research aims to understand the dynamics and demands of a rural school located in the municipality of Goiás, in the state of Goiás, called Escola Municipal Holanda. The School Unit uses the multi-grade classroom model where students of different ages and educational levels share the same learning space. The research was carried out through a search for bibliographic references that developed as follows: first, an internet search was carried out on the website of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), where it was possible to find articles produced on the topic. To make searches easier, phrases such as “multigrade
classrooms, rural education in Brazil and rural schools with multigrade classrooms” were typed into the search field. These rooms are generally common in rural areas and require much more dynamics from teachers, as they need to develop different pedagogical strategies to meet the needs of all students simultaneously, as well as meet their educational demands. In this context, the continued training of teachers is essential for the success of these practices, as well as the use of methodologies that provide greater interaction between students and the school community. Another relevant factor is public policies aimed at education in the countryside. Interdisciplinarity, the contextualization of content combined with quality public policies and
teacher training are recommended strategies to improve the quality of teaching in multigrade classrooms and, consequently, raise the level of students' intellectual development. Therefore, despite the challenges and their complexity, rural education and multi-grade classrooms represent, first and foremost, an opportunity to innovate and adapt pedagogical practices in the Brazilian countryside, promoting quality education that meets the needs of rural communities as well as constitutes the school as a space for construction and social transformation. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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