Título: | Literacia computacional aplicado ao aprendizado da matemática básica e computação : estudo de caso com alunos indígenas da etnia Ticuna |
Autor(es): | Araújo, Allana Maria Medrado Silva, Wanderson Gabriel Torres da |
Orientador(es): | Ishikawa, Edison |
Assunto: | Computação - instrução e estudo Matemática - estudo e ensino Indígenas |
Data de apresentação: | 13-Set-2024 |
Data de publicação: | 2-Dez-2024 |
Referência: | ARAÚJO, Allana Maria Medrado; SILVA, Wanderson Gabriel Torres da. Literacia computacional aplicado ao aprendizado da matemática básica e computação: estudo de caso com alunos indígenas da etnia Ticuna. 2024. 147 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | É de extrema importância garantir a inclusão e permanência de estudantes indígenas em espaços acadêmicos. Para contribuir, este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de uma metodologia de ensino-aprendizagem de matemática básica para alunos indígenas do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília. Foi detalhado neste trabalho o estudo de caso da aplicação da metodologia para três alunos indígenas da etnia Ticuna do curso, realizado em duas fases, uma primeira fase consistiu em monitoria para a disciplina de Algoritmos e Programação de Computadores, seguida pela aplicação da metodologia desenvolvida. Os principais resultados mostraram que a metodologia atingiu seu objetivo, além de receber uma boa avaliação dos estudantes, que perceberam uma progressão no seu aprendizado de matemática. A partir deste trabalho, as seguintes propostas poderão ser realizadas para avanços na área da pesquisa: refinara aplicação de conceitos matemáticos na linguagem Python, buscando tornar mais compreensível para os alunos; aplicar as aulas abordando outros conteúdos necessários para o aprendizado dos estudantes e efetuar práticas pedagógicas que possa garantir a permanência de estudantes indígenas no curso de Licenciatura em Computação. |
Abstract: | It is extremely important to ensure the inclusion and retention of indigenous students in academic spaces. To contribute, this work presents the development and application of a teaching-learning methodology for basic mathematics for indigenous students in the Bachelor’s Degree in Computer Science at the University of Brasília. This work details the case study of the application of the methodology to three indigenous students of the Ticuna ethnic group in the course, carried out in two phases. The first phase consisted of tutoring for the subject of Algorithms and Computer Programming, followed by the application of the developed methodology. The main results showed that the methodology achieved its objective, in addition to receiving a good evaluation from the students, who perceived a progression in their learning of mathematics. Based on this work, the following proposals can be made for advances in the research area: refining the application of mathematical concepts in the Python language, seeking to make it more understandable for the students; implementing classes addressing other content necessary for the students’ learning; and implementing pedagogical practices that can guarantee the retention of indigenous students in the Bachelor’s Degree in Computer Science course. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.