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Título: “Gênero”, segundo o subcampo de pesquisa do ensino de sociologia
Autor(es): Guerra, Khamai Guarino
Orientador(es): Cigales, Marcelo Pinheiro
Coorientador(es): Maia, César Portantiolo
Assunto: Sociologia - estudo e ensino
Gênero
Cientometria
Teoria dos Campos Sociais
Data de apresentação: 20-Set-2024
Data de publicação: 30-Nov-2024
Referência: GUERRA, Khamai Guarino. “Gênero”, segundo o subcampo de pesquisa do ensino de sociologia. 2024. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho analisa o subcampo de pesquisa do Ensino de Sociologia a partir dos usos que destina à categoria “gênero”. À luz de Bourdieu e seus intérpretes, conceitua-se “campo” como “microcosmo dotado de leis próprias, com uma relativa autonomia”, para o qual certas teorias e metodologias, a nível científico, constituem-se como mais legítimas. A partir da Cientometria, é possível localizar a Teoria dos Campos Sociais e investigar, num dado tempo e espaço, não só quais produções conquistam esse mérito, mas também as razões para isso. No recorte aqui proposto, são examinadas trinta e oito produções, agregadas a partir de palavras-chave, com o fim de estabelecer um balanço da produção acadêmica no cruzamento entre “Ensino de Sociologia” e “Gênero”. Os resultados desta pesquisa indicam que: a) o campo do Ensino de Sociologia tem autonomia relativa tanto face à Sociologia quanto à Educação, b) nesse campo, “gênero” é comumente empregado como tema, e não como categoria de análise e c) a interface de “gênero”, bem como de outros temas da diversidade social, com o Ensino de Sociologia pode favorecer um novo habitus científico.
Abstract: This paper analyzes the research subfield of Sociology Teaching from the perspective of the uses it makes of the category “gender”. According to Bourdieu and his interpreters, a “field” is conceptualized as a “microcosm endowed with its own laws, with relative autonomy”, for which certain theories and methodologies, at a scientific level, are more legitimate. Based on Scientometrics, it is possible to situate the Social Fields Theory and investigate, in a given time and space, not only which productions have earned this merit, but also the reasons for it. In the analysis proposed here, thirty-eight productions are examined, aggregated based on keywords, in order to establish a balance of academic production at the intersection of “ Sociology Teaching” and “Gender”. The results of this research indicate that: a) the field of Sociology Teaching has relative autonomy in relation to both Sociology and Education, b) in this field, “gender” is commonly used as a theme, rather than as a category of analysis and c) the interface of “gender”, as well as other themes of social diversity, with Sociology Teaching can encourage a new scientific habitus.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2024.
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