Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cigales, Marcelo Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Guerra, Khamai Guarino | - |
dc.identifier.citation | GUERRA, Khamai Guarino. “Gênero”, segundo o subcampo de pesquisa do ensino de sociologia. 2024. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa o subcampo de pesquisa do Ensino de Sociologia a partir dos usos que destina à categoria “gênero”. À luz de Bourdieu e seus intérpretes, conceitua-se “campo” como “microcosmo dotado de leis próprias, com uma relativa autonomia”, para o qual certas teorias e metodologias, a nível científico, constituem-se como mais legítimas. A partir da Cientometria, é possível localizar a Teoria dos Campos Sociais e investigar, num dado tempo e espaço, não só quais produções conquistam esse mérito, mas também as razões para isso. No recorte aqui proposto, são examinadas trinta e oito produções, agregadas a partir de
palavras-chave, com o fim de estabelecer um balanço da produção acadêmica no cruzamento entre “Ensino de Sociologia” e “Gênero”. Os resultados desta pesquisa indicam que: a) o campo do Ensino de Sociologia tem autonomia relativa tanto face à Sociologia quanto à Educação, b) nesse campo, “gênero” é comumente empregado como tema, e não como categoria de análise e c) a interface de “gênero”, bem como de outros temas da diversidade social, com o Ensino de Sociologia pode favorecer um novo habitus científico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cientometria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria dos Campos Sociais | pt_BR |
dc.title | “Gênero”, segundo o subcampo de pesquisa do ensino de sociologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-30T20:32:58Z | - |
dc.date.available | 2024-11-30T20:32:58Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40770 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Maia, César Portantiolo | - |
dc.description.abstract1 | This paper analyzes the research subfield of Sociology Teaching from the perspective of the uses it makes of the category “gender”. According to Bourdieu and his interpreters, a “field” is conceptualized as a “microcosm endowed with its own laws, with relative autonomy”, for which certain theories and methodologies, at a scientific level, are more legitimate. Based on Scientometrics, it is possible to situate the Social Fields Theory and investigate, in a given time and space, not only which productions have earned this merit, but also the reasons for it. In the analysis proposed here, thirty-eight productions are examined, aggregated based on keywords, in order to establish a balance of academic production at the intersection of “ Sociology Teaching” and “Gender”. The results of this research indicate that: a) the field of Sociology Teaching has relative autonomy in relation to both Sociology and Education, b) in this field, “gender” is commonly used as a theme, rather than as a category of analysis and c) the interface of “gender”, as well as other themes of social diversity, with Sociology Teaching
can encourage a new scientific habitus. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|