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Título: Desempenho acadêmico dos alunos cotistas no curso de Ciência da Computação da Universidade de Brasília
Autor(es): Reis, Thiago Elias dos
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Cotas sociais - universidades
Universidade de Brasília (UnB) - Ciência da Computação
Data de apresentação: 5-Set-2024
Data de publicação: 29-Nov-2024
Referência: REIS, Thiago Elias dos. Desempenho acadêmico dos alunos cotistas no curso de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. 2024. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A Lei 14.723/23, que atualiza a chamada Lei de Cotas de 2012, estabelece que todas as instituições de ensino superior federais no Brasil devem reservar 50% das vagas para estudantes provenientes de escolas públicas. Este artigo faz um estudo sobre o desempenho acadêmico dos alunos cotistas provenientes de escolas públicas que ingressaram no curso de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Dado que o estudo foi feito desde o ingresso, o andamento dos semestres e a finalização do curso, concluiu-se que existe uma diferença de desempenho entre os cotistas e não cotistas. O tipo de cota, de escola pública alta e baixa renda, do aluno foi um fator decisivo durante os anos de estabilização da Lei de Cotas e, por fim, o desempenho geral do curso é relativamente igual caso o aluno conclua o curso.
Abstract: The law 14,723/23, which updates the so-called Quota Law of 2012, establishes that all federal higher education institutions in Brazil must reserve 50% of places for students from public schools. This article makes a study on the academic performance of quota students from public schools who entered the Computer Science course at the University of Brasília. Given that the study was carried out since entry, the progress of the semesters and the completion of the course, it was concluded that there is a difference in performance between quota students and non-quota students. The student’s type of quota, high-income and low-income public school, was a decisive factor during the years of stabilization of the Quota Law and, finally, the overall performance of the course is relatively equal if the student completes the course.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024.
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