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Título: A temática medicação em livros didáticos de química
Autor(es): Melo, Rosana Françozo de
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Medicamentos
Livros didáticos
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 14-Nov-2012
Referência: MELO, Rosana Françozo de. A temática medicação em livros didáticos de química. 2012. vi, 48 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho procura saber como o tema medicação é abordado nos livros didáticos de Química. Se é um tema recorrente, utilizado como objeto de contextualização de conteúdos de Química, buscando relacioná-lo com o cotidiano do aluno ou se é tratado de forma isolada, apenas como uma ponte para se chegar ao conteúdo. O recurso utilizado foi a análise de três coleções de livros didáticos voltados para o ensino de Química para estudantes do Ensino Médio, todas participantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, (BRASIL, 2011), levando-se em consideração se os autores seguem as orientações estabelecidas nos documentos oficiais da educação propostos pelo Ministério da Educação, tais como o Parâmetros Curriculares Nacionais e Programa Nacional do Livro Didático. Outro foco do trabalho está em buscar partes dos livros em que seja destacada a relação do tema medicação com os aspectos sociais, de forma a verificar se os autores das obras buscam de alguma maneira a sensibilização dos estudantes quanto ao uso exagerado ou sem orientação profissional de medicamentos. Buscamos identificar se as obras fazem algum alerta quanto a leitura da bula dos medicamentos, se fazem algum tipo de associação desses aspectos com o cotidiano do aluno ao mesmo tempo em que desenvolvem conteúdos de Química em sala de aula. O resultado dessa investigação aponta para o uso da temática medicação nos livros didáticos investigados mais centrado em questões de exames de acesso ao ensino superior. Apesar disso, percebeu-se que o foco das questões está mais centrado no conceitos de Ciências, do que propriamente na discussão da temática e seus possíveis desdobramentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012.
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