Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Patrícia Fernandes Lootens | - |
dc.contributor.author | Melo, Rosana Françozo de | - |
dc.identifier.citation | MELO, Rosana Françozo de. A temática medicação em livros didáticos de química. 2012. vi, 48 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho procura saber como o tema medicação é abordado nos livros didáticos de Química. Se é um tema recorrente, utilizado como objeto de contextualização de conteúdos de Química, buscando relacioná-lo com o cotidiano do aluno ou se é tratado de forma isolada, apenas como uma ponte para se chegar ao conteúdo. O recurso utilizado foi a análise de três coleções de livros didáticos voltados para o ensino de Química para estudantes do Ensino Médio, todas participantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, (BRASIL, 2011), levando-se em consideração se os autores seguem as orientações estabelecidas nos documentos oficiais da educação propostos pelo Ministério da Educação, tais como o Parâmetros Curriculares Nacionais e Programa Nacional do Livro Didático. Outro foco do trabalho está em buscar partes dos livros em que seja destacada a relação do tema medicação com os aspectos sociais, de forma a verificar se os autores das obras buscam de alguma maneira a sensibilização dos estudantes quanto ao uso exagerado ou sem orientação profissional de medicamentos. Buscamos identificar se as obras fazem algum alerta quanto a leitura da bula dos medicamentos, se fazem algum tipo de associação desses aspectos com o cotidiano do aluno ao mesmo tempo em que desenvolvem conteúdos de Química em sala de aula. O resultado dessa investigação aponta para o uso da temática medicação nos livros didáticos investigados mais centrado em questões de exames de acesso ao ensino superior. Apesar disso, percebeu-se que o foco das questões está mais centrado no conceitos de Ciências, do que propriamente na discussão da temática e seus possíveis desdobramentos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Medicamentos | en |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | en |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | en |
dc.title | A temática medicação em livros didáticos de química | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-11-14T12:06:01Z | - |
dc.date.available | 2012-11-14T12:06:01Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-14T12:06:01Z | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4076 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Química
|