Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4076
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RosanaFrancozodeMelo.pdf589,27 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
dc.contributor.authorMelo, Rosana Françozo de-
dc.identifier.citationMELO, Rosana Françozo de. A temática medicação em livros didáticos de química. 2012. vi, 48 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012.en
dc.description.abstractEste trabalho procura saber como o tema medicação é abordado nos livros didáticos de Química. Se é um tema recorrente, utilizado como objeto de contextualização de conteúdos de Química, buscando relacioná-lo com o cotidiano do aluno ou se é tratado de forma isolada, apenas como uma ponte para se chegar ao conteúdo. O recurso utilizado foi a análise de três coleções de livros didáticos voltados para o ensino de Química para estudantes do Ensino Médio, todas participantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, (BRASIL, 2011), levando-se em consideração se os autores seguem as orientações estabelecidas nos documentos oficiais da educação propostos pelo Ministério da Educação, tais como o Parâmetros Curriculares Nacionais e Programa Nacional do Livro Didático. Outro foco do trabalho está em buscar partes dos livros em que seja destacada a relação do tema medicação com os aspectos sociais, de forma a verificar se os autores das obras buscam de alguma maneira a sensibilização dos estudantes quanto ao uso exagerado ou sem orientação profissional de medicamentos. Buscamos identificar se as obras fazem algum alerta quanto a leitura da bula dos medicamentos, se fazem algum tipo de associação desses aspectos com o cotidiano do aluno ao mesmo tempo em que desenvolvem conteúdos de Química em sala de aula. O resultado dessa investigação aponta para o uso da temática medicação nos livros didáticos investigados mais centrado em questões de exames de acesso ao ensino superior. Apesar disso, percebeu-se que o foco das questões está mais centrado no conceitos de Ciências, do que propriamente na discussão da temática e seus possíveis desdobramentos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMedicamentosen
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.titleA temática medicação em livros didáticos de químicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-11-14T12:06:01Z-
dc.date.available2012-11-14T12:06:01Z-
dc.date.issued2012-11-14T12:06:01Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4076-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons