Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarceloDeOliveiraSilva_tcc.pdf9,75 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLima Filho, Elder Rocha-
dc.contributor.authorCamara, Marcelo-
dc.identifier.citationCAMARA, Marcelo. Tudo é sempre outra coisa. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta minha pesquisa artística, que se dá em desenho e pintura e que tem como ponto de partida imagens de referência, principalmente da história da arte. Tem-se uma abordagem interessada no pensamento da representação, ao mesmo tempo que atenta ao modo como se dá a interlocução com a obra, aos movimentos do olhar e a como apreendemos a imagem. Leva-se em conta o aspecto não-linear da leitura das obras, permitindo, no fazer, uma maior soltura e liberdade do gesto, num processamento do próprio modo de ver, abrindo o trabalho à abstração. O retorno às imagens realizadas no passado histórico, mais especificamente do Renascimento e Barroco, oferece um distanciamento que permite uma reflexão mais direta acerca da representação, seus mecanismos e propósitos. Portanto, tem-se uma pesquisa artística interessada no desejo do olhar, no processamento que se faz da imagem e nas possibilidades da representação e do gesto na pintura e no desenho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuaispt_BR
dc.subject.keywordPintura - técnicapt_BR
dc.subject.keywordDesenhopt_BR
dc.subject.keywordHistória da artept_BR
dc.titleTudo é sempre outra coisapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-29T14:19:25Z-
dc.date.available2024-11-29T14:19:25Z-
dc.date.submitted2023-02-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40749-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents my artistic research, which takes place in drawing and painting and which has as its starting point reference images, mainly from the history of art. There is an approach interested in the thought of representation, at the same time that it is attentive to the way in which the interlocution with the work occurs, to the movements of the eye and to how we apprehend the image. The nonlinear aspect of reading the works is taken into account, allowing, in the making, a greater fluency and freedom of gesture, in a processing of the way of looking itself, opening the work to abstraction. The return to images made in the historical past, more specifically from the Renaissance and Baroque, offers a distancing that allows a more direct reflection on representation, its mechanisms and purposes. Therefore, the artistic research is interested in the desire of looking, in the processing of the image and in the possibilities of representation and gesture in painting and drawing.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.