Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lima Filho, Elder Rocha | - |
dc.contributor.author | Camara, Marcelo | - |
dc.identifier.citation | CAMARA, Marcelo. Tudo é sempre outra coisa. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta minha pesquisa artística, que se dá em desenho e pintura e que tem como
ponto de partida imagens de referência, principalmente da história da arte. Tem-se uma abordagem
interessada no pensamento da representação, ao mesmo tempo que atenta ao modo como se dá a
interlocução com a obra, aos movimentos do olhar e a como apreendemos a imagem. Leva-se em
conta o aspecto não-linear da leitura das obras, permitindo, no fazer, uma maior soltura e liberdade
do gesto, num processamento do próprio modo de ver, abrindo o trabalho à abstração. O retorno às
imagens realizadas no passado histórico, mais especificamente do Renascimento e Barroco, oferece
um distanciamento que permite uma reflexão mais direta acerca da representação, seus mecanismos e
propósitos. Portanto, tem-se uma pesquisa artística interessada no desejo do olhar, no processamento
que se faz da imagem e nas possibilidades da representação e do gesto na pintura e no desenho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pintura - técnica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | História da arte | pt_BR |
dc.title | Tudo é sempre outra coisa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T14:19:25Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T14:19:25Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40749 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents my artistic research, which takes place in drawing and painting and which has as
its starting point reference images, mainly from the history of art. There is an approach interested in
the thought of representation, at the same time that it is attentive to the way in which the interlocution
with the work occurs, to the movements of the eye and to how we apprehend the image. The nonlinear aspect of reading the works is taken into account, allowing, in the making, a greater fluency and
freedom of gesture, in a processing of the way of looking itself, opening the work to abstraction. The
return to images made in the historical past, more specifically from the Renaissance and Baroque,
offers a distancing that allows a more direct reflection on representation, its mechanisms and purposes.
Therefore, the artistic research is interested in the desire of looking, in the processing of the image and
in the possibilities of representation and gesture in painting and drawing. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|