Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40743
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IzabelaCristinaRibeiroXavier_tcc.pdf666,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educando para ancestralidade : as contribuições da cerâmica de Santarém na construção de uma arte-educação decolonial
Autor(es): Xavier, Izabela Cristina Ribeiro
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Arte-educação
Artesanato
Cerâmica indígena
Educação decolonial
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 29-Nov-2024
Referência: XAVIER, Izabela Cristina Ribeiro. Educando para ancestralidade: as contribuições da cerâmica de Santarém na construção de uma arte-educação decolonial. 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo propõem uma Oficina de Cerâmica como estratégia de curso para desenvolvimento de uma proposta de Arte Educação Decolonial. Discute os pressupostos teóricos para embasar uma abordagem pedagógica transdisciplinar entre as áreas da Antropologia, História e Sociologia e a área da Arte Educação a fim de discutir a adoção dos pressupostos teóricos da Educação Decolonial na aplicação da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. O Estudo propõe uma Oficina de Arte Educação para alunos do oitavo ano do ensino básico público da cidade de Brasília, Distrito Federal sobre a cerâmica de Santarém, objetivando a acessibilidade para com a produção dos povos originários e com ele trabalhar a importância do conteúdo da arte indígena para a construção de uma história decolonial dos fatos, esse diálogo e proposta será através do conteúdo acerca da Arte Tapajônica e a cerâmica de Santarém. A metodologia se baseou nas categorias da apreciação, contextualização e reprodução da Abordagem Triangular, explorando sua capacidade para acomodar os aportes e pressupostos da Educação Decolonial por meio de propostas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da sensibilidade, das habilidades e do olhar dos alunos para uma estética que integre os valores dos povos originários enquanto agentes históricos e sociedades ativas na construção deste país/nação.
Resumén: Este estudio propone un Taller de Cerámica como estrategia de curso para el desarrollo de una propuesta de Educación Artística Decolonial. Discute los presupuestos teóricos para sustentar un abordaje pedagógico transdisciplinario entre las áreas de Antropología, Historia y Sociología y el área de Educación Artística con el fin de discutir la adopción de presupuestos teóricos de la Educación Decolonial en la aplicación del Enfoque Triangular de Ana Mae Barbosa. El Estudio propone un Taller de Educación Artística para alumnos del octavo año de la educación básica pública de la ciudad de Brasilia, Distrito Federal sobre la cerámica de Santarém, con el objetivo de facilitar la accesibilidad a la producción de los pueblos originarios y con ellos trabajar sobre la importancia de la el contenido del arte indígena para la construcción de una historia decolonial de los hechos, este diálogo y propuesta será a través del contenido sobre el Arte Tapajônica y la cerámica de Santarém. La metodología se basó en las categorías de apreciación, contextualización y reproducción del Enfoque Triangular, explorando su capacidad para acomodar los aportes y presupuestos de la Educación Decolonial a través de propuestas pedagógicas orientadas a desarrollar la sensibilidad, habilidades y perspectiva de los estudiantes hacia una estética integradora de los valores. de los pueblos originarios como agentes históricos y sociedades activas en la construcción de este país/nación.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.