Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barrenechea, Cristina Azra | - |
dc.contributor.author | Xavier, Izabela Cristina Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Izabela Cristina Ribeiro. Educando para ancestralidade: as contribuições da cerâmica de Santarém na construção de uma arte-educação decolonial. 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo propõem uma Oficina de Cerâmica como estratégia de curso para
desenvolvimento de uma proposta de Arte Educação Decolonial. Discute os pressupostos
teóricos para embasar uma abordagem pedagógica transdisciplinar entre as áreas da
Antropologia, História e Sociologia e a área da Arte Educação a fim de discutir a adoção dos
pressupostos teóricos da Educação Decolonial na aplicação da Abordagem Triangular de
Ana Mae Barbosa. O Estudo propõe uma Oficina de Arte Educação para alunos do oitavo
ano do ensino básico público da cidade de Brasília, Distrito Federal sobre a cerâmica de
Santarém, objetivando a acessibilidade para com a produção dos povos originários e com
ele trabalhar a importância do conteúdo da arte indígena para a construção de uma história
decolonial dos fatos, esse diálogo e proposta será através do conteúdo acerca da Arte
Tapajônica e a cerâmica de Santarém. A metodologia se baseou nas categorias da
apreciação, contextualização e reprodução da Abordagem Triangular, explorando sua
capacidade para acomodar os aportes e pressupostos da Educação Decolonial por meio de
propostas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da sensibilidade, das habilidades e
do olhar dos alunos para uma estética que integre os valores dos povos originários enquanto
agentes históricos e sociedades ativas na construção deste país/nação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artesanato | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerâmica indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação decolonial | pt_BR |
dc.title | Educando para ancestralidade : as contribuições da cerâmica de Santarém na construção de uma arte-educação decolonial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T12:22:47Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T12:22:47Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40743 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este estudio propone un Taller de Cerámica como estrategia de curso para el desarrollo de
una propuesta de Educación Artística Decolonial. Discute los presupuestos teóricos para
sustentar un abordaje pedagógico transdisciplinario entre las áreas de Antropología, Historia
y Sociología y el área de Educación Artística con el fin de discutir la adopción de
presupuestos teóricos de la Educación Decolonial en la aplicación del Enfoque Triangular de
Ana Mae Barbosa. El Estudio propone un Taller de Educación Artística para alumnos del
octavo año de la educación básica pública de la ciudad de Brasilia, Distrito Federal sobre la
cerámica de Santarém, con el objetivo de facilitar la accesibilidad a la producción de los
pueblos originarios y con ellos trabajar sobre la importancia de la el contenido del arte
indígena para la construcción de una historia decolonial de los hechos, este diálogo y
propuesta será a través del contenido sobre el Arte Tapajônica y la cerámica de Santarém.
La metodología se basó en las categorías de apreciación, contextualización y reproducción
del Enfoque Triangular, explorando su capacidad para acomodar los aportes y presupuestos
de la Educación Decolonial a través de propuestas pedagógicas orientadas a desarrollar la
sensibilidad, habilidades y perspectiva de los estudiantes hacia una estética integradora de
los valores. de los pueblos originarios como agentes históricos y sociedades activas en la
construcción de este país/nación. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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