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dc.contributor.advisorMiserda, Roberto Francisco Bobenrieth-
dc.contributor.authorFarias, Lethícia Gomes de-
dc.identifier.citationFARIAS, Lethícia Gomes de. Simulação numérica do campo aeroacústico gerado por ciclorotores. 2023. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 20223.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho representa uma análise da aerodinâmica e acústica de um ciclorotor em estado de pairagem, utilizando uma metodologia de fronteira imersa móvel por meio do código VAT, desenvolvido pelo Laboratório de Aeroacústica Computacional da Universidade de Brasília. Inicialmente, apresentamos a motivação, objetivos e a estrutura do estudo. Uma base teórica abordando conceitos fundamentais de aerodinâmica e acústica foi fornecida, seguida por uma revisão bibliográfica que destacou trabalhos relevantes sobre o tema. A metodologia numérica da fronteira imersa, baseada nas equações de Euler, foi utilizada para simular o ciclorotor de uma única pá. Simulações preliminares visando o entendimento do problema revelaram limi tações do código numérico. Os resultados apontaram que um ciclorrotor com apenas uma pá é capaz de gerar sustentação significativa, sendo a geração de uma força vertical associada à velocidade de rotação, enquanto a variação do ângulo de arfagem está relacionada à precisão de movimentação. Os gráficos de velocidade demonstraram um escoamento induzido para baixo, enquanto as velocidades horizontais evidenciaram tentativas de equilíbrio. Adicionalmente, observou-se a relação entre pressão, velocidade e os coeficientes de força vertical e horizontal, evidenciando complexas interações entre eles. Imagens que ilustram a evolução na rotação do ciclorotor permitiram a observação de fenômenos como difração de onda acústica, formação de vórtices de partida e escoamento induzido.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAeroacústicapt_BR
dc.subject.keywordSistemas de propulsãopt_BR
dc.titleSimulação numérica do campo aeroacústico gerado por ciclorotorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-29T11:25:24Z-
dc.date.available2024-11-29T11:25:24Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40739-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work represents a detailed analysis of the aerodynamics and acoustics of a cyclorotor in a hovering state, using a moving-body immersed boundary method through the VAT code, de veloped by Computional Aeroacustics Laboratory from the University of Brasília. Initially, we present the motivation, objectives, and the study’s structure. A theoretical basis covering fundamental concepts of aerodynamics and acoustics was provided, followed by a literature re view highlighting relevant works on the subject. The numerical methodology of the immersed boundary, based on Euler’s equations, was used to simulate the one-blade cyclorotor. Prelim inary simulations seeking the better understanding of the problem revealed limitations of the numerical code. The results indicated that a cyclorotor with only one blade is capable of gen erating significant lift, with the generation of vertical force associated with the rotation speed, while the variation in pitch angle is related to the precision of movement. The velocities graphs showed induced downward flow, while horizontal velocities demonstrated attempts at equilib rium. Furthermore, the relationship between pressure, velocity, and vertical and horizontal force coefficients was observed. Images illustrating the evolution in the cyclorotor’s rotation allowed the observation of phenomena such as acoustic wave diffraction, formation of starting vortices and induced flow.pt_BR
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