Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4071
Título: | A química da fotografia na perspectiva CTS de ensino |
Autor(es): | Marques, Fernanda do Nascimento |
Orientador(es): | Mól, Gerson de Souza |
Assunto: | Fotografia - revelação e reveladores Química - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 8-Out-2012 |
Data de publicação: | 12-Nov-2012 |
Referência: | MARQUES, Fernanda do Nascimento. A química da fotografia na perspectiva CTS de ensino. 2012. vii, 106 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Este trabalho visa a abordagem da fotografia enquanto tema gerador, motivado pela perspectiva Ciência, Tecnologia & Sociedade (CTS), em uma tentativa de desmitificar a Química enquanto ciência de difícil aprendizagem, por meio da relação entre os conceitos envolvidos em todo o processo fotográfico e o cotidiano dos alunos. Tais conceitos fazem parte de diversas áreas do conhecimento, principalmente da Química, da Física e das Artes, sendo alguns deles: soluções, sais, haletos, emulsões, reações de oxidação-redução, luz, efeito fotoelétrico. Para isto, é utilizada uma abordagem Ausubeliana de construção do conhecimento, visando a ancoragem dos novos conhecimentos aos conhecimentos prévios dos alunos. Ao final deste trabalho, será proposto um experimento contemplando um processo fotográfico de impressão, em uma abordagem CTS de ensino. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons