Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4071
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FernandadoNascimentoMarques.pdf4,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A química da fotografia na perspectiva CTS de ensino
Autor(es): Marques, Fernanda do Nascimento
Orientador(es): Mól, Gerson de Souza
Assunto: Fotografia - revelação e reveladores
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 8-Out-2012
Data de publicação: 12-Nov-2012
Referência: MARQUES, Fernanda do Nascimento. A química da fotografia na perspectiva CTS de ensino. 2012. vii, 106 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho visa a abordagem da fotografia enquanto tema gerador, motivado pela perspectiva Ciência, Tecnologia & Sociedade (CTS), em uma tentativa de desmitificar a Química enquanto ciência de difícil aprendizagem, por meio da relação entre os conceitos envolvidos em todo o processo fotográfico e o cotidiano dos alunos. Tais conceitos fazem parte de diversas áreas do conhecimento, principalmente da Química, da Física e das Artes, sendo alguns deles: soluções, sais, haletos, emulsões, reações de oxidação-redução, luz, efeito fotoelétrico. Para isto, é utilizada uma abordagem Ausubeliana de construção do conhecimento, visando a ancoragem dos novos conhecimentos aos conhecimentos prévios dos alunos. Ao final deste trabalho, será proposto um experimento contemplando um processo fotográfico de impressão, em uma abordagem CTS de ensino.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons