Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CaioLuciusTuyraCSouza_tcc.pdf177,51 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.contributor.authorSouza, Caio Lucius Tuyrã Campos de-
dc.identifier.citationSOUZA, Caio Lucius Tuyrã Campos de. Simulações e o ensino de Ciências: um levantamento bibliográfico do ENPEC. 2023. 16 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias da Informação e Comunicação têm sido utilizadas na educação devido à crescente demanda por estratégias que favoreçam a aprendizagem de conceitos científicos. Esse teve como objetivo investigar como as simulações têm sido discutidas nas pesquisas apresentadas nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A abordagem metodológica foi qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e foram analisadas as edições de 2015 a 2023 desse encontro. Para a análise dos dados foi empregada a Análise Textual Discursiva e foram elencadas quatro categorias: “Revisão Bibliográfica”, “Percepção de Docentes e Discentes”, “Recursos Didáticos” e “Laboratório Virtual”. O estudo contribuiu para a compreensão do potencial das simulações no ensino de Ciências, destacando a importância de superar desafios para a sua efetivação nas aulas, como a falta de formação docente, para utilizar essas ferramentas para a promoção do ensino e da aprendizagem das Ciências. Foi observado que as simulações emergem como recursos didáticos que podem propiciar uma aprendizagem ativa e contextualizada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordTecnologias educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.titleSimulações e o ensino de Ciências : um levantamento bibliográfico do ENPECpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-27T21:54:27Z-
dc.date.available2024-11-27T21:54:27Z-
dc.date.submitted2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40695-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.