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Título: Turismo pedagógico como estratégia para o ensino de ciências : dialogando com as escolas de Planaltina- DF
Autor(es): Lima, Talita de Jesus
Orientador(es): Duarte, Donária Coelho
Assunto: Turismo pedagógico
Acessibilidade
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 8-Set-2022
Data de publicação: 27-Nov-2024
Referência: LIMA, Talita de Jesus. Turismo pedagógico como estratégia para o ensino de ciências: dialogando com as escolas de Planaltina- DF. 2022. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como foco o turismo pedagógico e o passeio escolar como estratégia para o ensino de ciências, discutindo a sustentabilidade e acessibilidade. O objetivo do estudo foi discutir o turismo pedagógico como possibilidade ao trabalhar no ensino de ciências. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: a pesquisa bibliográfica (por meio da pesquisa em artigos, TCCs, dissertações, livros e sites), pesquisa de campo e aplicação de questionário por meio de formulário online. O resultado do estudo apontou para o fato de que as escolas públicas necessitam conhecer e trabalhar mais o turismo pedagógico em seu projeto. Os dados revelam ainda que há falta de investimento e apoio institucional, além do fato de existir mais projetos a serimplantados no Projeto Político Pedagógico - PPP de cada escola. Também as escolas enfrentam dificuldades para trabalhar a inclusão e inserir todos os alunos durante os passeios escolares. Além das escolas, foi realizada uma pesquisa de campo com a finalidade de investigar a acessibilidade no Zoológico de Brasília, onde se constatou que a acessibilidade é escassa nas suas instalações internas. Ao concluir, constata-se que o turismo pedagógico é pouco inserido e conhecido nas escolas públicas de Planaltina-DF, enfrentando barreiras que podem impossibilitar trabalhar essa proposta durante as aulas. As recomendações são de que as escolas públicas de Planaltina–DF possam construir estratégias como inserir o turismo pedagógico com mais investimentos, participações e planejamento, que possam vencer as barreiras impostas e que consigam atuar de forma sustentável e inclusiva.
Abstract: The present work focuses on pedagogical tourism and school trips as a strategy for teaching science, discussing sustainability and accessibility. The aim of the study was to discuss pedagogical tourism as a possibility when working in science teaching. The methodological procedures used were: bibliographic research (through research in articles, tccs, dissertations, books and websites), field research and application of a questionnaire through online form. The result of the study pointed to the fact that public schools need to know and work more with pedagogical tourism in their project. The data also reveal that there is a lack of investment and institutional support, in addition to the fact that there are more projects to be implemented in the Pedagogical Political Project - PPP of each school. Schools also face difficulties in working on inclusion and including all students during school trips. In addition to the schools, a field research was carried out in order to investigate accessibility at the Brasília Zoo, where it was found that accessibility is scarce in its internal facilities. In conclusion, it appears that pedagogical tourism is little inserted and known in public schools in Planaltina-DF, facing barriers that may make it impossible to work on this proposal during classes. The recommendations are that public schools in Planaltina-DF can build strategies such as inserting pedagogical tourism with more investments, participation and planning, which can overcome the imposed barriers and be able to act in a sustainable and inclusive way.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022.
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